Serviço da Zona Sul oferece oficina de percussão com materiais recicláveis

Crianças e adolescentes do território aprendem a montar e a tocar o próprio instrumento

Uma mão segurando duas garrafas coloridas em frente a uma parede de plantas verdes.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Serviço de Assistência Social à Família (SASF) – Ame, localizado no Jabaquara, está realizando um projeto para as crianças e adolescentes da comunidade, a oficina lúdica chamada “DÓ-RÉ-MI Favela” apresenta a musicalização de uma forma diferente.

A cada quinzena o serviço arrecada e entrega materiais recicláveis para que os conviventes montem seus instrumentos e também aprendam a tocar com os vídeos produzidos pela equipe do SASF.

A oficina tem como objetivo desenvolver funções motoras, incentivar a construção de projetos pessoais, expandir o conhecimento musical e principalmente despertar e desenvolver o gosto pela música. Eles aprendem que qualquer material pode virar um instrumento e assim mudar o ambiente ao seu redor.

O projeto iniciou em 2018 e continua até hoje, conta com a participação de 30 crianças e adolescentes, eles recebem os materiais e assistem as videoaulas. Por conta da pandemia, as aulas ficaram remotas então as crianças da comunidade compartilham seus aprendizados entre si, para que assim todos eles consigam participar.

O serviço mantém o acompanhamento quinzenalmente e ajuda na resolução de todas as dúvidas.

O orientador socioeducativo responsável pela oficina DÓ-RÉ-MI Favela, Leonardo Desidério, relata quão importante foi manter a oficina mesmo não sendo presencial “vejo muitas mudanças, mesmo não sendo presencial. É muito importante que eles façam as aulas e montem seus instrumentos, isso ajuda a desenvolver a autoestima e autonomia deles.”