Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo realiza workshops com temáticas variadas

Técnicos de outros serviços ou que já deixaram o local são convidados a oferecer palestras aos atendidos

Foto da palestrante atrás de uma mesa com equipamentos de projeção enquanto fala para o público que está diante dela sentado em cadeiras espaçadas e de costas para a imagem

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Acervo

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Fronteiras do Saber, localizado na Zona Leste de São Paulo, está oferecendo diversas palestras e oficinas em parcerias com antigos técnicos, gerentes ou funcionários de outros serviços da rede socioassistencial da região. As atividades do workshop “Cruzando Fronteiras Revivificando e Tecendo o Saber” que começaram no dia 28 de junho continuarão a acontecer até o dia 06 agosto.

Durante a solicitação de palestras e oficinas para compor o workshop, o CEDESP apresentou temas que tinham intenção de compartilhar com os atendidos pelo serviço, tanto aqueles que já finalizaram seus cursos quanto os que ainda têm vínculos com o local. Dessa forma, cada um pôde colaborar com as informações que possui para agregar conhecimentos àqueles que já concluíram algum curso no local.

A técnica do CEDESP, Joyce Silva, conta que “mais do que informar os antigos alunos, as palestras e oficinas promovem a troca de conhecimentos e também ensinam os palestrantes e oficineiros”. Ela também explica que muitos dos atendidos não conheciam os outros serviços do território e que as palestras estão dando visibilidade para eles, como é o caso do encontro sobre métodos contraceptivos, oferecido pelo CTA São Miguel, que foi de grande aprendizado principalmente para os jovens.

O workshop está acontecendo diariamente e de forma presencial no serviço e duram cerca de duas horas. Diferentemente dos cursos oferecidos pelo CEDESP, que acontecem em dois turnos, as atividades são realizadas em apenas um turno por dia, variando de acordo com a disponibilidade dos oficineiros e palestrantes.

Alguns dos temas que já foram tratados envolvem o distanciamento social na pandemia, abordado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Paulistano, a montagem de bonecas de pano, a saúde mental na atualidade e a importância da assistência social e o CRAS no território.

Silva também conta que os antigos atendidos pelo serviço “estão gostando muito de reviver a experiência dos tempos em que fizeram cursos no CEDESP”, principalmente por conta do contato com as novas informações e esclarecimentos das palestras. De acordo com o objetivo do equipamento, algumas das oficinas têm temas associados ao empreendedorismo, geração de renda e desenvolvimento para o mercado e trabalho, o que aumenta o interesse dos atendidos.

Do lado esquerdo da foto está a palestrante sentada atrás de uma mesa enquanto fala para cerca de quinze pessoas que estão sentadas diante dela no lado direito da imagem