Serviço de Guaianases cria iniciativa para limpeza de locais públicos do território

A ideia surgiu devido a intensificação do descarte de lixo irregular em frente ao equipamento

Parede amarelado com uma placa pendurada escrito “proibido jogar lixo e entulho” Embaixo da placa tem uma frase “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos” e abaixo dois paletes que são do jardim suspenso, o da esquerda é amarelo e azul e o da direita é vermelho e preto.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Geraldo, localizado na Zona Leste de São Paulo, iniciou no final de junho o projeto “Quintal de Todos”. O serviço fez a limpeza do local e conseguiu uma placa de “proibido jogar lixo”.

Após a limpeza, um oficineiro e uma moradora da comunidade se voluntariaram para criar um jardim suspenso no mesmo local que antes era foco de descarte irregular. O espaço foi inaugurado dia 14/07 com mudas e plantas que todos da comunidade têm acesso e podem cultivar.

O projeto tomou maiores dimensões com a iniciativa da orientadora socioeducativa, Erica Peixoto, que em seu cronograma de aulas mensais inseriu a atividade “Quintal de Todos” para eles aprenderem como cuidar do meio ambiente e dos locais de lazer na comunidade. Ela também os incentivou a levarem o que aprenderam para casa, para assim conscientizar os pais e responsáveis.

Por conta do projeto, as crianças e adolescentes deram a ideia de limpar uma praça do território onde elas brincavam que também acabou virando um local de descarte irregular de lixo, realizando assim, uma espécie de “mutirão”.

O objetivo do serviço é mostrar para os conviventes quão necessário é que eles cuidem dos lugares que frequentam, as praças e campos do território também são responsabilidade deles. “A limpeza é importante porque foi feita em lugares onde as crianças brincam e convivem”, relata a gerente do serviço, Silvana Ramos.

“As crianças estão maravilhadas com o projeto, são espaços que antes da pandemia elas usavam com frequência e eles mesmos poderem limpar e cuidar disso traz um poder e uma responsabilidade muito bacana”, finaliza a gerente.

 

Vinte duas crianças e adolescentes de máscara reunidas em uma praça. Algumas delas seguram cartazes e outros utensílios de limpeza.