Assistência Social participa de doação de roupas em Centro de Acolhida Especial

Cerca de 400 peças de roupas foram doadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

 Representante da ARTESP, William Berg e o secretário adjunto Douglas Carneiro posam para a foto com a mesa de roupas antes da doação se iniciar.

 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

 

O Centro de Acolhida Especial (CAE) Família Natal, localizado na região central, recebeu no último dia (27) uma doação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) de aproximadamente 400 peças variadas de roupas. Dentre as vestimentas recebidas, havia uma boa quantidade de peças para homens, mulheres e crianças, além de diversos sapatos. O CAE Família Natal foi inaugurado no último dia (22) e até o momento conta com 120 acolhidos, sendo 30 crianças e oito bebês. O local conta com diversos quartos, podendo ser adjuntos ou compactados, que oferecem um espaço adequado para a necessidade de cada família acolhida. Os quartos oferecem camas, podendo ser de casal, beliche ou berços, televisão e até mesas. São oferecidas quatro refeições diariamente para todos.

Sabendo da necessidade das famílias moradoras do Centro de Acolhida Especial, a ARTESP separou as peças de roupas para fazer a doação. O Assistente de Comunicação da ARTESP, William David Berg contou como funciona o processo para a seleção das roupas. “Primeiramente é feita uma espécie de triagem, pois as vezes acabam chegando doações que saíram de limpeza de guarda-roupa, chega muita coisa rasgada, mofada, então antes de fazermos a doação, fazemos essa seleção para que as roupas que forem doadas estejam em boas condições para as pessoas usarem”, relata Berg.

A primeira família a receber as roupas doadas foi a de Suellen Alves, 26, mãe de quatro filhos. A acolhida chegou com a família da Bahia há dois meses e agora agradece ao CAE pelo acolhimento. “Ficar aqui está me ajudando muito, eu com quatro filhos não tínhamos condições de ficarmos na rua, antes estávamos provisoriamente em um abrigo e aqui está muito melhor”. Suellen ainda completou dizendo sobre a importância das roupas doadas e as dificuldades em conseguir doações em outros locais. “Deixamos tudo que tínhamos na Bahia, as crianças estavam praticamente sem roupas e é muito difícil conseguir doações em igrejas, é preciso assinar muitos termos, esperar eles escolherem as roupas, já tem três semanas que estou tentando e ainda não consegui roupas, então essa doação de hoje significou muito.”, completou Alves.

O evento contou com a presença do secretário-adjunto, Douglas Carneiro, que agradeceu as doações. “Em nome da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social, agradeço a ARTESP pela doação de roupas e itens pessoais aqui no Centro de Acolhida Especial. Durante o período de inverno a Operação Baixas Temperaturas permite o acolhimento de mais pessoas que estão em situação de rua, é importante que a população saiba que ela pode contar com a central e o portal 156 via internet, telefone ou aplicativo, para fazer um pedido de abordagem social para as pessoas em situações de vulnerabilidade durante o frio”, afirmou Carneiro.

Suellen e seus quatro filhos em seu quarto no Centro de Acolhida Especial

Caixas com as peças de roupas doadas chegando ao Centro de Acolhida Especial