Serviço de convivência oferece aulas de violino

Os atendidos aprendem sobre o som e suas qualidades, altura, duração, timbre e dinâmica e a leitura de partituras

Uma sala com chão listrado e uma parede com quadrados amarelos. Em frente a essa parede tem o professor de máscara segurando o seu violino. Diante do professor tem três crianças de máscara e cada uma delas segura o próprio violino.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes – Unibes, localizado na Zona Leste de São Paulo, tem dado aulas de violino para os conviventes. O nome da atividade é “Oficina Bachiana” e está no plano de atividades do serviço desde 2013.

As aulas acontecem duas vezes por semana e são ministradas pelo professor Ezequiel Sieba. No total são 60 crianças inscritas, as aulas são coletivas e divididas em quatro turmas de 15 alunos.

Tocar um instrumento auxilia no desenvolvimento do cérebro de crianças e jovens, as habilidades motoras e sensoriais são melhoradas pela música Com o violino eles aprendem a ter disciplina, paciência e autoconfiança.

Durante a pandemia, as aulas aconteciam de forma remota, por isso o professor fez diversas atividades para que eles aprendessem a reconhecer sons e instrumentos. Foi sugerido que vivenciassem experiências sonoras através dos elementos do seu ambiente familiar e reproduzi-los por imitação.

A gerente do CCA, Maria Zenobia de Oliveira Duch, conta sobre a importância do projeto, “com o projeto Bachiana, nossas crianças não vivenciam apenas uma experiência musical, mas a sensibilidade do encontro entre dois mundos. “