Centro para Crianças e Adolescentes da Zona Sul empodera os conviventes

O objetivo do serviço é contribuir para a construção da identidade racial e aumento da autoestima dos usuários

Crianças sentadas assistindo a uma apresentação. Atrás delas tem uma mesa com espelhos e acessórios.

Texto: Marianne Seixas
Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Leide das Neves, localizado na Zona Sul de São Paulo, faz uma atividade com os conviventes chamada “A Força da Cor”. As aulas acontecem uma vez por mês e todas as crianças e adolescentes participam.

Na atividade eles aprendem a lidar com preconceitos e desenvolvem debates sobre diversidade racial. Os atendidos também fazem trabalhos reflexivos em grupo, leituras de jornais e revistas, pesquisas e dinâmicas.

A voluntária responsável e os colaboradores do serviço fizeram um painel para os conviventes se inspirarem e se identificarem. Nele tem fotos de penteados e cabelos de estilos diversos.

O CCA trata o projeto sobre diversidade como um assunto prioritário. Ensinar crianças e adolescentes a amarem os próprios traços e o cabelo natural é necessário. Focam também na importância de mudar o estilo porque querem e não por opinião alheia, como alisar o cabelo ou deixar natural.

A gerente do serviço, Eloneide Soares, ressalta a importância da oficina para as crianças e adolescentes. “Antes eles chegavam aqui cabisbaixos pois não sabiam lidar com alguns comentários e depois do projeto eles aprenderam a se empoderar, respeitar sua cor, origem e cabelos.”

 

Crianças de máscara sentadas em uma roda de conversa.