Crianças e adolescentes de serviço da Casa Verde fazem receitas culinárias

Os adolescentes preparam uma torta de limão e as crianças biscoitos de amido de milho

Quatro crianças de máscara e touca higiênica em uma cozinha preparando biscoitos de maizena. Na frente deles tem uma mesa com uma forma e pratos com a massa do biscoito.   

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Santo Expedito, localizado na Zona Norte de São Paulo, realiza aulas de culinária. A atividade faz parte do plano semestral do serviço e esse semestre eles tiveram a ideia de deixar os conviventes participarem de todo o planejamento.

Na primeira semana de aula foi feita uma roda de conversa com as crianças e adolescentes e eles decidiriam o que gostariam de aprender a preparar, na segunda semana os colaboradores os levaram ao mercado para que aprendam como funciona a parte financeira e na terceira semana começaram a preparar o cardápio que foi montado.

Aprender a cozinhar pode ajudar no desenvolvimento infantil. Com a culinária eles desenvolvem diversos sentidos, como paladar, olfato e visão. Os deixa bem ativos e atenciosos, captam informações e as processam com mais facilidade. Eles aprendem sobre sustentabilidade e aprimoram as funções motoras e cognitivas

A gerente do serviço, Ana Paula Castilho, contou um pouco sobre a oficina no CCA: “a ideia é que eles saibam como funciona cada etapa da profissão, que aprendam a escolher os ingredientes da forma correta e entendam a parte financeira.”

O CCA traz regularmente voluntários da profissão para dar palestras sobre como é o trabalho, como funciona a montagem de lista, a parte das compras dos ingredientes e ensinar novas técnicas para os conviventes.

Seis crianças de máscara lado a lado. A do meio está segurando um pote com os biscoitos assados.

Nove crianças e uma mulher em um mercado, eles estão em uma roda ouvindo instruções, todos de máscara. A mulher está segurando uma prancheta.