Assistência Social inaugura mais um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

O equipamento tem um ambiente de muito aconchego para que se assemelhe ao máximo a uma residência

 Cerimônia de descerramento da placa de inauguração com seis pessoas, incluindo a supervisora da SAS Ipiranga, o presidente da OSC, o subprefeito de Ipiranga, o gerente e a gestora de serviço.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Wagner Origenes 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social inaugurou na manhã de hoje (03) um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), na Zona Sul da capital. Com capacidade para atender 15 crianças, o serviço garante a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. A unidade oferece um ambiente acolhedor, com aspecto semelhante a uma residência.

O atendimento no espaço é personalizado, realizado em pequenos grupos, possibilitando ao usuário o convívio familiar e comunitário para, no futuro, retornar à família de origem, extensiva ou mesmo em família substituta. O serviço é gerenciado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviços Assistenciais Bom Jesus dos Passos. “Sempre tentamos fazer o melhor para alcançar o mínimo de dignidade para as pessoas que estão em vulnerabilidade”, disse o gerente de serviço, Raphael Silva.

O aconchegante local dispõe de 5 quartos, incluindo espaço para 1 PCD, 6 banheiros, uma sala, uma brinquedoteca, sala técnica, cozinha, área de serviço, refeitório, sala de estudos, dispensa e uma área livre, além da companhia de dois simpáticos cachorros. “Agradeço muito pela presença de vocês, à parceria que também está presente conosco, agradeço a todos que acompanham”, completou a supervisora de Assistência Social (SAS) Ipiranga, Eliana Fernandes.

Participaram da inauguração, Eliana Fernandes, supervisora de Assistência Social (SAS) Ipiranga, Adnilson Almeida, subprefeito de Ipiranga, Renato Hedbling, presidente da OSC Serviços Assistenciais Bom Jesus dos Passos, Marise Cristina dos Santos, diretora da OSC, Maria Nilza Ribeiro, diretora da OSC, Luciana Braga, gestora do serviço e Raphael Silva, gerente do serviço.