Produção de arte feita a partir de vidro desenvolve a criatividade de atendidos do Centro de Convivência Intergeracional

O projeto tem parceria com o Programa de Ação Cultural de São Paulo

 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

O Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Martin Luther King, localizado em Parelheiros e com parceria da Associação ProBrasil, oferece uma oficina em parceria com o projeto “Através do Vidro”, da artista plástica Débora Muszkat. O trabalho tem finalidade de desenvolver o processo criativo dos conviventes, além da busca em melhorar a autoestima, ocorrendo duas vezes na semana para duas turmas com cerca de 20 alunos.

No projeto, os conviventes aprendem todos os processos para a criação de peças de arte e decoração através do reuso de vidro, espelhos e tecidos, fortalecendo assim uma reflexão de uma sociedade sustentável por meio da reutilização destes materiais. Durante a oficina, os conviventes são capacitados para o manejo de vidros em altas e baixas temperaturas. O aprendizado visa também fazer com que os artistas consigam uma geração de renda através da arte vítrea.

Uma técnica especializada está sendo treinada para continuar com o trabalho após o encerramento do projeto. “A ideia é que ao final desta capacitação possamos ter pessoas aptas para a disseminação da técnica, para então, transformá-la em fonte de renda”, afirmou a assistente social, Cristina Alves.