Crianças e adolescentes de serviço na Zona Leste aprendem espanhol

Através das atividades eles aprendem coisas sobre o cotidiano em outro idioma

: Duas crianças de máscara, uma sentada em frente a uma mesa com fundo estampado de tons azuis e a outra em pé indicando algo na atividade disposta na mesa

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

 O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - São Francisco de Assis, localizado na Zona Leste de São Paulo realiza atividades de espanhol com auxílio de atendidos fluentes.

O intuito do serviço é incentivar o trabalho em equipe, socialização, estimular criatividade, aprimorar a comunicação e a cooperação entre as crianças e adolescentes, mostrar que todos são capazes de compartilhar interesses, culturas e ensinamentos diferentes.

A atividade é desenvolvida pelos assistentes técnicos e orientadores do serviço com o a assistência da gerente Ana Raquel e em roda de conversa com os atendidos bolivianos, que se voluntariaram a ajudar na tarefa. Dentre os temas eles procuram ensinar coisas usadas no cotidiano em espanhol por meio de brincadeiras, caça-palavras, palavras cruzadas, cores, números, calendários, peças do vestuário e etc.

Com esse aprendizado é possível auxiliar também no desenvolvimento sociocultural das crianças e adolescentes, expandindo a sua visão de mundo e mostrando a diversidade linguística.

A gerente do CCA, Ana Raquel contou sobre a ideia “Esse projeto tem sido bem recebido pelos atendidos, estamos sempre auxiliando em todas as dificuldades de se aprender um novo idioma”

Três crianças de máscara em pé segurando uma folha de atividade.