Conviventes do Centro Temporário de Acolhimento aprendem sobre jardinagem

A atividade agrega conhecimento e pode abrir portas para os participantes

Convivente posa para foto junto com as plantas trabalhadas durante a oficina de jardinagem. As plantas ficam expostas ao ar livre dentro do CTA. 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Acervo

O Centro Temporário de Acolhimento (CTA) 15, localizado em Santana, disponibiliza para seus usuários uma vez por semana, toda segunda-feira, no período da tarde, uma oficina de jardinagem. O objetivo da atividade é oferecer para os conviventes a oportunidade de se aprender um novo ofício.Participando ativamente das aulas, os alunos poderão adquirir experiência e habilidade, ganhando uma nova profissão e podendo adentrar ao mercado de trabalho com competências.

Além dos benefícios individuais, a oficina de jardinagem também é uma maneira de deixar o espaço do CTA mais bonito, contando com a presença de plantas bem cuidadas pelos próprios conviventes. Durante as atividades os alunos aprendem as técnicas de plantação, a como mexer na terra, qual o melhor tipo de adubo, quais plantas se adaptam melhor ao sol ou dentro de casa, a maneira correta de aparar plantas e flores, dentre outras técnicas.

“A oficina é mão na massa, a teoria vem junto com a prática”, afirmou o gerente de serviço Mauro Fernandez. Atualmente as aulas contam com a participação de 15 pessoas. Ao final do curso, espera-se poder emitir um certificado para cada um dos participantes.