Setembro Amarelo é tema de atividades socioeducativas para crianças

A programação mostra a importância e a preocupação em tratar sobre o assunto

Cinco crianças participantes da atividade, todas com máscara, posam para a foto com uma cesta cheia dos bilhetes motivacionais escritos e faixas da campanha “Setembro Amarelo”. 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Jardim Ingá, localizado no Campo Limpo, atento a campanha, promoveu no último dia (16) atividades socioeducativas e dinâmicas que reflitam a importância de falar sobre uma realidade e um tema que está presente na sociedade e no cotidiano.

Foram realizadas análises sobre o bullying, gênero e família, além de trabalhar a construção da confiança e o compartilhamento de vivências e situações. Cartazes e bilhetes com frases motivacionais foram feitos pelas crianças, sendo posteriormente distribuídos, espalhados e colados pela região.

A ideia dos bilhetes com as frases de apoio é tentar passar um pouco de esperança para a vida das pessoas, buscando conscientizá-las, mostrar o valor da vida e explicar que os sentimentos que aparecem não devem ser desprezados.
“A finalidade da atividade com os bilhetes é mostrar para as pessoas da comunidade que elas nunca estão sozinhas e sempre podem contar com a rede socioassistencial em momentos de crise e diante de situações estressantes”, afirmou a assistente técnica Márcia Dias Gibin.

Nos bilhetes distribuídos havia frases com os dizeres “Esteja por perto de quem te fez bem”, “Diga NÃO quando você quiser”, “Você é muito mais forte do que imagina”, dentre outras frases de cunho encorajador.

 

Um cartaz feito pelas crianças sobre o “Setembro Amarelo”, pintado com canetinhas amarelas e marcas de mão das crianças de tinta amarela.