Projeto ensina crianças e adolescentes do Jabaquara a arte de ser DJ

Voluntaria ensinou sobre a profissão e as técnicas necessárias

Crianças de máscara sentadas em cadeiras brancas vendo a voluntária que está de máscara segurando um vinil azul em cada mão

Texto: Marianne Seixas 
Foto: Acervo

Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Viver Melhor que fica localizado na Zona Sul de São Paulo realizou atividades e aulas básicas de DJ. As atividades aconteceram durante o mês de agosto e setembro.

Apresentar para as crianças e adolescentes a profissão é um dos objetivos do serviço, falar sobre as habilidades técnicas, a forma de trabalhar no meio e como outros estilos além do eletrônico também pode ser usado por um DJ. Mostrar como é criar uma nova composição e fazer uma transição harmônica.

O projeto foi ministrado por uma voluntaria que desenvolveu a atividade para os atendidos do CCA. Eles começaram com o básico, montaram uma playlist com diversas músicas para que eles aprendam sobre musicalidade, praticaram a forma correta de manusear vinis, CDs e os equipamentos de mixagem.

É de conhecimento geral que despertar e desenvolver o gosto pela música em crianças e adolescentes é importante, com isso eles desenvolvem habilidades sociais, motoras e sensoriais, a criatividade, autoconfiança e protagonismo. A musicalidade está sempre presente no dia a dia dos atendidos, eles aprendem sobre diversos estilos musicais e formas de criar novos estilos.

O gerente do serviço Charles Montagnini contou sobre a experiência do projeto “Foi uma atividade muito legal para nossas crianças e adolescentes, a intenção é trazer ela novamente e aprofundar o ensino.”

Para encerrar o projeto voluntariado o serviço fez uma comemoração temática para as acrianças e adolescentes participarem e juntos poderem celebrar também os aniversariantes do mês do CCA.

Duas crianças de máscara mexendo nos aparelhos de mixagem de DJ