Serviço da Casa Verde faz ações na rua para a prevenção contra o suicídio

Todos os atendidos em situação de rua tiveram a oportunidade de participar do projeto

Três colaboradores de máscara de costas auxiliando nas atividades. De frente ao cavalete tem um senhor fazendo a atividade proposta. No canto interior direito tem uma criança de costas

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) – Casa Verde, localizado na Zona Norte, finalizou na última terça-feira as ações sobre o Setembro Amarelo com os atendidos do território.

Os técnicos assistentes sociais, os orientadores socioeducativos e a psicóloga do serviço fizeram diversas ações durante o mês para a conscientização do Setembro Amarelo e a prevenção e combate ao suicídio com os atendidos que se encontram em situação de rua.

Os colaboradores proporcionaram para os 24 atendidos momentos de escuta sobre sua saúde mental. Ao chegar nos pontos de concentração de atendidos do território foi feito o atendimento com ofertas para as necessidades básicas como alimentação, higiene e acolhimento que foram encaminhados pela equipe ao Centro de Acolhida (CA) - Casa Verde.

Após o atendimento inicial, as atividades foram focadas ao tema do Setembro Amarelo. A equipe do SEAS teve uma palestra preparatória com um representante do Centro de Valorização a Vida (CVV) para que eles pudessem se informar sobre o tema e fazer os atendimentos e atividades da forma correta.

Em campo, a equipe utilizou de um cavalete com diversos envelopes colados com papéis escritos: alegria, medo, ansiedade, raiva, tristeza e perguntas sobre o seu estado emocional do dia, depois dessa etapa o convivente tem uma conversa com os orientadores socioeducativos e pode escolher uma bexiga para estourar contendo dentro uma mensagem motivacional, dando abertura para se expressarem, apresentarem seus medos, angústias, necessidades, tristeza, despertando e revivendo momentos da sua própria história de vida, possibilitando os técnicos a fazer encaminhamentos para os serviços especializados

O SEAS acredita que o objetivo inicial do projeto foi alcançado e a gerente do serviço, Silvia Duarte Lima, relata que “os atendidos expressaram sua satisfação pelo encontro realizado e pediram que continuássemos com esse tipo de atividade. Essa ação ajudou muito quem precisava de apoio.”