Crianças e adolescentes de serviço na Zona Leste desenvolvem hábitos literários

Todo fim de mês os atendidos apresentam uma mostra cultural sobre o que aprenderam

 

Três crianças de máscara sentadas em uma mesa vemelha lendo uma folha

Texto: Marianne Seixas Abreu
Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Palmares, localizado na Zona Leste de São Paulo, tem em sua programação semestral uma oficina literária para os atendidos do território, no mês de outubro eles estão trabalhando a produção de poemas.

Durante a oficina, as crianças e os adolescentes do serviço são incentivados de todas as formas a entrarem no mundo literário, o equipamento incentiva a leitura de livros e produção de textos e todo final de mês eles apresentam uma mostra cultural com o que criaram ao longo das aulas. Essa apresentação acontece no mesmo dia que é comemorado os aniversariantes do mês, é um evento para que eles possam trabalhar a autoestima e protagonismo.

Introduzir e manter esse tipo de incentivo entre os conviventes é importante para que eles criem o hábito de leitura e escrita, assim podendo desenvolver a inteligência, emocional, intelectual, social e cultural por meio de obras literárias criadas por eles ou não.
O responsável pelas aulas, Akins Kinte, contou sobre o intuito da oficina é “incentivar o interesse pelos livros e sua importância, assim como a produção de textos e exercícios da oralidade”.

A gerente do serviço conta que hoje no CCA algumas crianças têm dificuldade de ler e escrever por isso ela e os colaboradores incentivam tanto a leitura entre os conviventes, assim eles trabalham nas dificuldades e ajudam uns aos outros. Dessa forma com a ajuda do oficineiro e dos atendidos eles descobrem novas formas de se expressar.

“Considerar como ponto fundamental a origem cultural da criança e adolescente para referência de atrativo dos temas, linguagem, aspectos sociais, culturais e subjetivos que aproximem essa relação entre aprender e o aprendi”,” finaliza Kinte.