Centro para Crianças e Adolescentes realiza atividade sobre nutrição e alimentação saudável

Questões sobre o consumo de carne e a exploração animal foram levantadas de forma lúdica

As chefs Myllena Salles da Sociedade Vegetariana Brasileira e Adriele Madana da Humane Society International durante introdução de seus trabalhos

Texto e fotos: Guilherme Fernandes 

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Nosso Lar Água Rasa, situado na Mooca, zona leste da capital, recebeu hoje (09/11) o projeto Semeando Sabores, realizado em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Humane Society International (HSI). As chefs Myllena Salles da SVB e Adriele Madana da HSI prepararam refeições para as 90 crianças dos turnos matutino e vespertino, que experimentaram almoços feitos sem o uso de produtos de origem animal.

A ideia do projeto, que, desde 2018 possui parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), é proporcionar refeições saudáveis que expandam o paladar dos atendidos, funcionários da pasta e dos serviços conveniados para novas possibilidades de alimentação, bem como trazer a reflexão e o debate sobre o consumo de alimentos de origem animal. Anualmente, a SVB e a HSI realizam workshops no Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), com palestras para gerentes e equipes de cozinha de alguns serviços conveniados à SMADS, onde é explicado a importância da “2ª sem carne” para a saúde das pessoas e para o meio-ambiente.

Nesses workshops, chefs também demonstram de forma prática o que é possível fazer em cada serviço. De acordo com a nutricionista Renata Victoratti, a ideia é “trocar a proteína animal pela vegetal através da leguminosas”, e para isso, é possível utilizar de alimentos e itens que já estão presentes no cotidiano dos serviços e seus conviventes.

No CCA Nosso Lar Água Rasa, as chefs Myllena e Adriele trabalharam em conjunto com a equipe de cozinheiras do local, usaram apenas ingredientes disponíveis da dispensa e produziram hamburgueres e maionese veganos, além do arroz, feijão e salada. A visita das chefs ao local tinha como objetivo também servir como um “termômetro” para os gostos de cada criança.

A aceitação da dinâmica por parte das crianças atendidas foi grande; todas toparam experimentar as refeições preparadas e deixaram seus votos de nível de satisfação em cédulas de voto coloridos por cada criança. A gerente do serviço, Wanessa Real Gonzales, conta que as atividades em relação à alimentação possuem grande devolutiva, não apenas das crianças atendidas, mas também de seus pais, “às vezes as crianças sugerem coisas simples, mas que nunca pensamos em servir, e quando é preparado todos gostam muito. Os pais também são muito articulados nas redes sociais para aprender as receitas feitas aqui”, comenta.

Além do CCA Nosso Lar Água Rasa, diversos outros serviços também aderiram à campanha da SVB. Confira:

Campanha internacional “Segunda Sem Carne” é incluída no Centro para Crianças e Adolescentes

Centro para Crianças e Adolescentes Conosco proporciona almoço saudável para atendidos

Serviços da Assistência Social aderem à Campanha Segunda Sem Carne

Veja também sobre os workshops:

ESPASO recebe workshop sobre vegetarianismo

2ª edição do workshop “Segunda sem Carne” acontece no ESPASO
 

Criança aguarda enquanto orientadora do Centro para Crianças e Adolescentes monta seu prato

Cinco crianças sentadas durante refeição