Dança Sênior é inserida nas atividades do Núcleo de Convivência do Idoso

O novo estilo de dança foi iniciado após o retorno das atividades presenciais

 Em um amplo espaço gramado, cerca de vinte idosos conviventes se reúnem sentados nas cadeiras em círculo para participarem da dança sênior. Todos estão segurando uma espécie de pano em suas mãos, em um dos passos da dança.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

O Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) O Semeador, localizado na região de Parelheiros, inseriu a chamada dança sênior no cronograma do serviço com o retorno das atividades presenciais. “A dança veio da Alemanha e foi trazida ao Brasil recentemente. É realizada em grupos ou individualmente, trazendo inúmeros benefícios ao idoso”, contou a gerente de serviço Maíra Renata Alves. A atividade da desta quarta-feira (10) contou com a participação de 45 pessoas.

A dança sênior é uma atividade lúdica formada por diferentes coreografias, com movimentos simples e regidos por canções ritmadas. A prática do movimento é uma das formas de prevenir a inatividade, auxiliar na socialização e na busca de melhoria na qualidade de vida do idoso.

Como a atividade se trata de uma dança adaptada, ela pode ser feita tanto em pé quanto sentado, possibilitando qualquer convivente do serviço a participar, tendo ele restrições físicas ou não.
 

Cinco idosas, sentadas nas cadeiras e dentro do círculo, fazem os movimentos presentes durante a dança sênior.