Dia Nacional do Samba embala a playlist dos trabalhadores sociais e das pessoas assistidas pela SMADS

“Quem não gosta do samba, bom sujeito não é É ruim da cabeça ou doente do pé “(João Gilberto)

Texto:  Rosangela Araujo
Foto: Chema Llanos

Nesta quinta-feira (2) é Dia Nacional do Samba, data escolhida para celebrar o estilo musical adorado pela maioria dos brasileiros. Além do ritmo e da dança, que contagiam as festas das comunidades, o samba traduz em melodia e letra o cotidiano do brasileiro e de suas histórias de amor, de afeto, de dor e de muitas alegrias. O samba representa também a festa mais badalada no Brasil, representada pelos quatro dias da folia de Carnaval.

O primeiro samba gravado no Brasil foi “Pelo Telefone”, informam registros históricos. A composição, de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, foi gravada em novembro de 1916.

Em 2005, o samba foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, e nessa mesma data a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social homenageia também Dona Ivone Lara (1922 – 2018), reverenciada como “rainha do samba”.

Para quem não sabe, Dona Ivone Lara foi uma das primeiras mulheres negras a se formar em nosso País como assistente social, graduada em 1945. A sambista carioca também entrou para a história da música popular brasileira como pioneira por ter sido a primeira mulher a integrar a Ala de Compositores da Império Serrano, compondo o samba-enredo “Os cinco Bailes da História do Rio“.

Em 2012 Dona Ivone Lara foi tema do enredo da escola de samba Império Serrano no desfile no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro A homenagem já focalizava o empoderamento feminino e negro, ao tratar da valorização de Dona Ivone Lara, uma dona de casa, assistente social e sambista.

Dona, dama, diva...
Estrela do samba de luz radiante
Show na opinião
Parceira de bambas carreira brilhante
Com a liberdade num lindo alvorecer
Sonha nossa terna mãe baiana
Seu sorriso negro não dá pra esquecer
E hoje nosso império aclama
Dona Yvonne
Lara ia laia
Lara laia
Lara laia ( G.R.E.S. Império Serrano )


Viva o samba!
Viva Ivone Lara!

Registro fotográfico Chema Llanos / Auditório Ibirapuera