Centro de Acolhida do Brás proporciona ‘Dia de Beleza’

Atividade trouxe descontração e ajudou na autoestima dos 200 atendidos

Homem em pé com um pente na mão e uma navalha na mão esquerda. Outro homem sentado com um avental preto, fazendo com a mão um sinal positivo. Ao fundo uma moça está de em pé e de costas.
Quatro barbeiros voluntários passaram a tarde fazendo barba e cabelo
dos atendidos no CA Morada do Sol

Texto: Marianne Seixas
Foto: Beatriz Paixão

O Centro de Acolhida (CA) – Morada do Sol, localizado na Zona Leste de São Paulo, realizou na tarde desta segunda-feira (6) um dia de beleza para todos atendidos. A ação se deu em parceria com o Instituto Embelleze, do Belém, e um grupo de amigos barbeiros. Para as mulheres, maquiagem completa e para os homens, corte de cabelo e barba.

Foi possível notar com clareza que havia no ambiente um clima de alegria e motivação com os serviços prestados, elogios eram trocados com frequência entre os atendidos, seguidos de brincadeiras. No espaço destinado as mulheres, penteadeiras repletas de produtos de beleza e muita criatividade na hora de mudar o visual. Já no espaço ocupado pelos barbeiros, muita conversa rolou e ninguém ficava de fora do clima de descontração.

Armando Francisco Lima Filho, de 55 anos, recém-chegado no Centro de Acolhida, contou sobre a importância do serviço e o quanto essa atividade o ajuda. “Gosto muito daqui e o dia de hoje me ajudou muito, porque com a mudança de semblante, você se sente diferente”, disse.

A parceria estabelecida entre os barbeiros, o Instituo Embelleze e o CA Morada do Sol já acontece há dois anos. O intuito é sempre ajudar cada um dos atendidos a estar em dia com sua autoestima. “É um trabalho gratificante, estou aqui pela segunda vez, pretendo vir todas as outras vezes. É uma atividade simples, mas que ajuda muitas pessoas da melhor forma” contou o barbeiro Isaac Neris, 36 anos, dono de uma barbearia na Zona Norte de São Paulo.

As atividades da parceria com os barbeiros e o Instituto Embelleze esteve paralisada por conta da pandemia do novo coronavirus, no entanto, com a retomada das atividades, essa parceria foi uma das primeiras a retornarem, é o que conta o gerente do CA Morada do Sol, Everton Fernando Batista de Oliveira, 35 anos.

“O mês de dezembro é um mês muito sensível aqui no serviço e o propósito desse dia é ajudar nas questões de autoestima e dar a eles as coisas que muitas vezes, nesse momento, não conseguem ter”, contou.