Formatura em oficinas profissionalizantes é o melhor presente de Natal em CTAs da Zona Leste

Cento e vinte diplomas foram distribuídos; experiência revelou talentos, abriu horizontes e trouxe a esperança de uma nova página de vida aos participantes

 Formandos do Centro Temporário de Acolhimento jogam os capelos para cima, simbolizando a alegria pela conclusão dos cursos profissionalizantes na cerimônia de formatura 

Com felicidade estampada nos olhos, formandos comemoram a conquistas de seus diplomas.

Texto: Júlia Alves
Fotos: Ícaro Polo Domingues

Com apoio da Associação Cultural Nossa Senhora da Graças (ACNSG), os Centros Temporários de Acolhimento (CTA) da Zona Leste de São Paulo ofereceram oficinas profissionalizantes de grafite, barbearia, brigadas de Incêndio e trabalho em portarias. As oficinas - que tiveram início em junho deste ano-, foram finalizadas oficialmente na terça-feira (14), com cerimônia de formatura e entrega de diplomas para 120 pessoas.

Obras de arte, cortes de cabelo bastante sofisticados, pirotecnia e demonstração de primeiros socorros foram algumas das atividades que os formandos apresentaram na festa de encerramento dos cursos.

A cerimônia contemplou com diplomas os alunos dos CTAs Aricanduva, Anhangabaú, Brigadeiro Galvão, Dom Fernando e Mooca.

“Durante todo o projeto a gente percebe que a experiência vai muito além da capacitação. É o cuidado com o irmão, o cuidado com o cliente, o cuidado com o ser humano, tudo isso ficou muito visível na capacitação desses novos profissionais”, conta Graziela de Oliveira Amorim, que gerencia o CTA Aricanduva. 


Novos talentos

A diversidade das oficinas fez com que novos talentos e habilidades fossem descobertos pelos alunos, contribuindo para estimular um novo ciclo de esperança e gerando a expectativa de que novas portas se abram aos participantes, agora treinados em novas funções profissionais.

O sentimento de “capacidade” este presente durante todas as oficinas e a oportunidade de virar a página foi reconhecida pelos formandos, que externaram gratidão pelo trabalho realizado.
“A nossa luta por uma vida digna é constante”, contou um dos formandos durante a cerimônia.

Para Cleber Oliveira, professor de grafite, trabalhar nos CTA´s e ajudar na evolução de cada aluno foi algo muito especial. “Sempre trabalhei na rua, e aqui dentro é por um outro caminho que a gente segue. Com o desenho, por exemplo, eles (os formandos) aprenderam a conter a ansiedade e manter a serenidade, a calma, e, assim, conseguem deixar aflorar e desenvolver a criatividade’, comemorou Oliveira.

 

 Encenação de Incêndio provocado por botijão de gás. Aluno do Curso Brigadista de Incêndio, devidamente equipado, apaga o fogo gerado em cerimônia de formatura do curso para uma demonstração.

Agilidade, cuidado e técnica: foi assim a simulação de incêndio na festa de formatura, por meio da qual os alunos mostraram um pouco do que aprenderam no curso Brigadista de Incêndio.

 

Professor Anderson Ricardo,  do curso de barbearia, e Frei Robson, da ACNSG, entregam diploma de conclusão de curso a alunos.  

Com muita emoção, Frei Robson, da Associação Cultural Nossa Senhora das Graças (ACNSG), e professores do curso de barbearia entregam os diplomas.