Visita à Pinacoteca cria novas experiências e ricas lembranças a idosos de CDI na Lapa

Serviços comemoram a retomada dos passeios externos: a oportunidade de passar a tarde vendo obras de arte encanta e faz bem aos participantes

Texto: Júlia Alves Silva
Fotos: Acervo 

Oito frequentadores do Centro Dia para Idoso (CDI) Casa São Pedro, localizado na Lapa, Zona Oeste da cidade, fizeram um passeio especial à Pinacoteca de São Paulo, o mais antigo museu de artes plásticas do Estado.

Acompanhado de uma equipe de cuidadores, Psicóloga e Assistente Social, o grupo comemorou a oportunidade na quarta-feira, 9 de fevereiro, colocando roupa bonita e aproveitando cada momento da visita, que marcou também a retomada dos passeios externos da São Pedro depois do início da pandemia de Covid-19.

Foram dois anos sem esse tipo de atividade tão importante para a criação de novas memórias, especialmente para pessoas tão acostumadas a uma rotina de vida muito ativa, mas também carregada de lembranças.

A obra “Preta Quitandeira”, de Antônio Ferrigno, criada em 1900, por exemplo, emocionou Dona Almerinda, uma frequentadora do CDI que é preta como a mulher retratada no quadro, e deu toda sua atenção aos detalhes contados sobre a obra pela guia da Pinacoteca.

O poder da representatividade de Dona Almerinda, espelhado na obra de arte que remete à história do povo preto no Brasil.

A Arte traz novidade e quebra a rotina

O gerente do CDI, Rodrigo Tadeu Oliveira, explica que os passeios externos têm como objetivo principal proporcionar uma visão mais bonita da vida e alimentar a esperança nas pessoas que deles participam por meio do contato com coisas novas. Na avaliação dele, a Arte é umas das melhores formas de quebrar a rotina e enriquecer o dia a dia dos idosos

“O passeio restaurou a alegria, o entusiasmo, todos sentiram-se valorizados e respeitados pelo carinho, pela proposta diferente e pela atenção dos guias”, contou Oliveira. Ainda segundo o CDI, a retomada desse tipo de passeio é fundamental, porque contribui para a preservação dos sentimentos positivos e de jovialidade.

Guias exclusivos para idosos

Inaugurada em 1905, a Pinacoteca de São Paulo passou a ser um Museu Estadual em 1911 e, atualmente, já tornou-se o mais antigo museu de artes plásticas do Estado de São Paulo. Seus corredores estão repletos de obras fixas e as exposições de seu acervo e programação anual estão entre as mais concorridas do País.

O Museu proporciona um atendimento exclusivo para grupos de idosos por meio de guias treinados. Eles utilizam as obras de arte para exercitar a memória e a cultura dos participantes durante as visitas. Escolhem músicas que remetem às obras e fazem perguntas aos idosos sobre suas lembranças a respeito do tema, dos costumes, objetos e lugares retratados pelos artistas em uma determinada obra. Assim, estimulam a memória afetiva e vivências de modo espontâneo, leve e alegre.


Dinâmica Especial realizada para grupos de idosos que visitam a Pinacoteca.