Idosos da Lapa fazem passeio ao Museu do Futebol, no Pacaembu

A visita foi organizada pelo CDI Casa São Pedro, da rede socioassistencial da SMADS na Zona Oeste

Centro dia Para Idoso Casa São Pedro (CDI) reunidos na frente de uma porta de vidro do Museu do Futebol, homem e mulher em cadeira de rodas com os braços levantados emocionados, moça em pé ao lado e atrás fazendo o mesmo gesto representando a alegria de estarem ali.

Emoção pura, idosos festejam visita ao museu do futebol

 

Texto: Julia Alves
Fotos: Acervo

O Centro Dia Idoso (CDI) Casa São Pedro, localizado na Lapa, Zona Oeste, vem proporcionando passeios externos culturais para os participantes do serviço desde quando voltaram a ser permitidos pelas autoridades sanitárias e públicas. Nesta terça-feira, 22 de fevereiro, o destino do grupo de frequentadores do serviço foi o Museu do Futebol de São Paulo.

Inaugurado em 29 de setembro de 2008, o museu prestigia e preserva a História da paixão de milhões de brasileiros: o futebol. O museu ocupa um espaço do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e possui 15 salas temáticas que narram de forma lúdica e interativa como o esporte chegou ao Brasil. Além disso, reserva espaços de destaque para a trajetória de conquistas da Seleção Brasileira de Futebol e de seus principais personagens, ao longo do século XX e deste início de século XXI.

Por isso mesmo para o grupo de idosos a visita foi tão especial. Paulo Flávio Oliveira Mattos, de 75 anos, por exemplo, se emocionou ao relembrar os momentos de glória do seu time do coração, o Palmeiras. Já Paulo Minori Okamura, de 65 anos, gostou tanto do lugar que saiu com gostinho de quero mais: ele não vê a hora de retornar ao museu para curtir cada sala que guarda a História do seu esporte favorito.

Para a assistente social Adriane Almeida dos Santos, encarregada da organização das atividades externas no CDI Casa São Pedro a retomada dos passeios tem sido fundamental para os idosos, mesmo que ainda seja preciso seguir todos os protocolos preventivos em relação à Covid-19.

“É dever do CDI garantir lazer, cultura e diferentes atividades para estimular os participantes”, contou Rodrigo Tadeu de Oliveira, gerente do CDI.

Em razão da pandemia, os idosos ficaram dois anos sem que houvesse atividades externas. Agora, querem mais é fazer passeios e construir novas lembranças daqui para frente.

É importante destacar ainda que os passeios realizados com os idosos do CDI Casa São Pedro e dos demais serviços da rede SMADs são sempre feitos seguindo todos os protocolos de segurança e cuidados contra a Covid-19. A turma desse CDI também tem sempre o acompanhamento de cuidadores e enfermeiros.

 

Todos os participantes do passeio reunidos em uma sala da exposição do Museu do Futebol que contem diversas imagens que retratam a história do futebol brasileiro.

Recordando a história do futebol brasileiro, CDI registra momento em sala repleta de imagens do nosso futebol.