CCA da Casa Verde realiza palestras preventivas em parceria com Corpo de Bombeiros

As atividades aconteceram durante o mês de fevereiro e contaram com a participação de todos os atendidos do serviço

            Dezenas de crianças sentadas em tapetes azuis prestando atenção no palestrante que esta em pé de frente para todas as crianças.

Texto: Marianne Seixas
Foto: Arquivo CCA Associação Cristã dos Moços

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Associação Cristã de Moços (ACM) Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo, iniciou as atividades do ano com uma oficina de bombeiros mirins em parceira com o Posto de Bombeiros - Casa Verde (2° Agrupamento).

A historia do CCA com o Batalhão é antiga. A parceria acontece já há alguns anos e os atendidos já realizaram algumas atividades, dentre elas visitaram o batalhão e conheceram a rotina de um bombeiro. Os profissionais também costumam ir anualmente ao serviço para dar palestras sobre primeiros socorros.

Durante a semana, as palestras foram ministradas pelo bombeiro Ferreti, que orientou os alunos sobre os riscos e perigos que podem ser geradas em decorrência de acidentes domésticos. O bombeiro também abordou diversos tipos de acidentes, tais como choques elétricos, afogamentos, ingestão de remédios e produtos de higiene e limpeza, entre outros.

Foram apresentados alguns materiais e equipamentos de trabalho, além de uma viatura de resgate. O palestrante explicou a função de cada material durante um atendimento. O intuito da ação foi mostrar a figura do bombeiro para a garotada e conscientiza-los sobre a importância da profissão de bombeiro bem como aproxima-los da rotina de um batalhão.

Dennys Santana de 14 anos, que frequenta o CCA há oito anos, contou sua experiência com o projeto. “Gostei muito de aprender a me preparar em casos de emergências, agora estou mais ciente de como algumas ações podem ser perigosas e como lidar com elas”, disse entusiasmado.

Para a gerente do CCA, Elaine Aparecida da Silva, o workshop foi importante para despertar a atenção das crianças e adolescentes, principalmente, quanto aos riscos de acidentes domésticos. “A semana foi importante pois eles aprenderam a lidar com possíveis problemas. Adquiriam noções de seguranças e como se comportar caso algo aconteça” Relata Silva.