Março - Mês das Mulheres

Conheça os serviços dedicados à construção de um mundo melhor para elas


Texto: Larissa Rodrigues
Arte: Livia Vollet


Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, e a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) trabalha para tornar o mundo melhor para todas as mulheres, desenvolvendo serviços específicos para cada situação e circunstância de vida.

Mulheres vítimas de violência podem buscar atendimento nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que ofertam, por meio de profissionais especializados, orientação e encaminhamento adequados. Após escuta qualificada, as mulheres podem ser atendidas nos Centros de Defesa e Convivência da Mulher (CDCMs) e, quando necessitam de medidas protetivas, podem ser conduzidas para os Centros de Acolhida Especiais para Mulheres em Situação de Violência (CAEMSV Sigilosos).

Para as que estão em situação de rua existem os Centros de Acolhida Especiais para Mulheres (CAEs) e as Repúblicas para Mulheres também são serviços voltados para esse público.
Já as mulheres Trans e Travestis vivendo em situação que rua podem buscar os Centros de Acolhida Especial para Mulheres Trans e Travestis em Situação de Rua (CAEs para Mulheres Trans) que, além de acolher, ajudam essas mulheres a se reestruturarem socialmente.

Por sua vez, o Cedesp é um espaço que oferece atividades relacionadas ao mundo do trabalho e à qualificação técnica de novas profissionais.

Conheça alguns dos serviços da SMADS voltados para mulheres:

- Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM);
- Centro de Acolhida Especial para Mulheres em Situação de Violência (CAEMSV Sigiloso);
- Centro de Acolhida Especial para Mulheres (CAE Mulheres);
- República para Mulheres;
- Centro de Acolhimento para Gestante, Mães e Bebês (CAE);
- Centro de Acolhida Especial para Mulheres Trans e Travestis em Situação de Rua (CAE Mulheres Trans);
- Centro de Acolhida Especial para Mulheres Imigrantes (CAE);
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) - Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico;
- Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPSVV);
- Centro De Desenvolvimento Social E Produtivo (Cedesp);
- Centro de Referência de Assistência Social (Cras).