Força feminina nas coordenações da SMADS

“Apenas falar que é preciso acabar com a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho não é suficiente. Mais ação, menos discurso.” Vanessa Helvécio, coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Texto: Larissa Rodrigues
Arte: Lívia Vollet

A igualdade entre homens e mulheres na vida, na sociedade como um todo, ou no mercado de trabalho ainda pode ser um sonho distante na maior parte do mundo civilizado. Mas as conquistas de cada dia, pequenas ou grandes, provam que vale a pena caminhar lado a lado. Vale a pena derrubar cada barreira. Vale muito lutar para ver nascer esse dia mais igual.

E na SMADS, o número cada vez maior de coordenadoras e líderes em postos de comando é prova disso. Nessa reportagem, uma homenagem a todas as trabalhadoras, por meio do depoimento e das mensagens de incentivo de nove das 11 mulheres responsáveis por coordenações.

Para marcar não apenas o dia 8, Dia Internacional da Mulher, mas o mês de março inteiro, é fundamental relembrar momentos de avanços históricos como foram o direito ao voto da mulher, a Lei Maria da Penha contra as violências e o Artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece a não distinção salarial em função de sexo, etnia, nacionalidade e idade quando se trata do exercício de um mesmo cargo.

As mudanças positivas registradas pela história apontam o caminho. E ainda há muito a caminhar, especialmente em razão do machismo estrutural na sociedade.

“Não basta que eu, na figura de mulher, ocupe variados espaços na sociedade. É preciso também mudar a mentalidade que mantém as mulheres longe dos lugares de decisão. Ocupar a liderança aqui em SMADS é a oportunidade de resgatar essa condição (de capacidade de decisão)”, reforça a coordenadora de Administração e Finanças na SMADS, Elaine Cristina Rocha.

No setor de recursos humanos a valorização da mulher também incentiva e ensina. “Sempre fui servidora de RH. Tive a oportunidade de aprender com outras grandes mulheres que nos lideravam antes e me ensinaram muito do que sei em todos os sentidos”, destaca Ana Paula Neuma Costa Almeida, coordenadora da equipe de Gestão do Trabalho (Coget) na SMADS.

Elaine Rocha, Ana Paula Almeida e também Vanessa Helvécio, a coordenadora de Proteção Social Especial na SMADS que abre essa reportagem com sua mensagem, são apenas três das 11 mulheres em postos de coordenação. Ao lado delas, Denise Gonçalves, Sylmara Ramires, Raquel de Oliveira, Giselle Kodani, Carolina Teixeira, Tatiana Amendola, Mônica Moreira e Luciana Marinho contribuem para inspirar o trabalho cada vez melhor feito pela SMADS em benefício do ser humano.
 

Arte gráfica lilás com fotos das coordenadoras dos departamentos da SMADS junto a uma fala de cada uma a respeito do dia internacional da mulher e o que isso representa para elas. As  coordenadoras são: Ana Paula Neuma Costa Almeida, coordenadora de Gestão do Trabalho, Carolina Teixera Nakagawa Lanfranchi, coordenadora do Observatório da Vigilância Socioassistencial, Denise Cristina Malerba Ruiz Gonçalves, coordenadora de Orçamento e Finanças, Elaine Cristina De Souza Rocha, coordenadora de Administração e Finanças, Giselle Kodani Yoshida, coordenadora Jurídica, Raquel De Oliveira Silva, coordenadora de Pronto Atendimento Social, Sylmara Andreoni Vettorello Ramires, coordenadora de Proteção Social Básica,  Tatiana Amendola Barbosa Lima, coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Vanessa Helvecio, coordenadora de Proteção Social Especial.