Pet Terapia faz rotina mais feliz em CDI na Lapa

Semana lembra a passagem do Dia Nacional dos Animais, nesta segunda-feira, dia 14. E no Centro Dia localizado na Zona Oeste, idosos agora podem trocar carinho e se divertir com as peripécias do cachorrinho Venom

Senhora de mascara e óculos de grau sentada em uma cadeira roxa, fazendo carinho no Venom, cão de pet terapia, ao fundo uma arvore

Dona Antonia Borges e o cãozinho Venom

Texto: Marianne Seixas
Fotos: Acervo

O Centro Dia do Idoso – Casa São Pedro, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, iniciou um projeto de pet terapia no dia 3 de março. A ideia é que duas vezes por mês eles tenham a visita de animais terapêuticos para alegrar o dia dos idosos atendidos no espaço.

Na última sexta-feira, dia 11 de março, os idosos que frequentam o serviço receberam a primeira visita do peludo Venom, cão da voluntária Elisangela Ferraz, moradora na região. O cachorro fez a alegria de todos.

A pet terapia é uma técnica terapêutica que conta com os animais como apoio para o tratamento de pessoas portadoras de problemas de saúde, estimulando tanto o aspecto físico quanto o emocional. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e acelerar processos de recuperação física, emocional ou mental.

Gloria Maria Varanda Gaitan, de 78 anos, ficou muito feliz com a visita do cãozinho: “Foi uma experiência maravilhosa, a sensação é de que a alma da gente se enche. Eu amei e quero que se repita sempre.”

“Adorei a visita do cachorro, de brincar com ele e poder abraçar”, relata Izolda Rathingueri, de 93 anos. Ela conta que ama animais e ficou contente com a oportunidade de viver essa experiência no Centro Dia.

A psicóloga responsável pelo projeto, Ana Lúcia Moretti Lemos, teve como objetivo ajudar os idosos de uma forma diferente: trazendo alegria, já que, de modo geral, os idosos têm maior vulnerabilidade emocional, por exemplo. “A intençao é melhorar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida de todos”, explica Ana Lúcia.

Senhor sentado em uma cadeira roxa, fazendo carinho no Venom, cão de pet terapia

Senhor Paulo Minori Okumura e o cãozinho Venom