Van do CadÚnico soma 210 atendimentos em três dias no 1º Mutirão para a População em Situação de Rua na cidade

Maratona de serviços diferentes ocorreu entre os dias 15 e 17 de março, reunindo, na Praça da Sé, equipes de secretarias como Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, entre outras; noventa e duas pessoas fizeram CadÚnico pela primeira vez

Foto1: Mulher sentada no canto direito em frente ao computador apoiado sobre a mesa. Em frente a ela, esta sentada uma mulher, que esta sendo atendida, ao lado de um rapaz auxiliando no atendimento.

Texto: Larissa Rodrigues
Fotos: Livia Vollet

“Eu vim atualizar meu CadÚnico. Vim no outro dia procurar trabalho, e fui encaminhada para o Cate, onde colocaram um aplicativo no meu telefone. Foi legal”, relata Dona Lindolfa da Silva Santos, uma das 210 pessoas atendidas na van móvel do Cadastro Único (CadÚnico) durante os três dias do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, o Pop Rua Jud Sampa.

Realizado entre os dias 15 e 17 de março, o Pop Rua Jud Sampa contou com a oferta de mais de 30 serviços e a participação de mais de 40 entidades.

Entre os principais serviços disponibilizados esteve o da unidade móvel do CadÚnico da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que fez, em média, 70 atendimentos diários no mutirão.

Balanço

Em apenas três dias, 92 pessoas em situação de vulnerabilidade fizeram seus cadastros no CadÚnico. Outras 118 puderam fazer consultas sobre seus cadastros em programas sociais, especialmente no programa Auxílio Brasil, e receber orientações sobre os serviços existentes, caso do imigrante José Ricardo Curbelo.

“Não consegui me cadastrar no Auxílio Brasil, porque tirei o CPF ontem. Sou natural do
Uruguai, e só consegui tirar o CPF ontem, e ele demora 72 horas para entrar no sistema Mas a partir de segunda-feira (21 de março) já vou poder fazer meu cadastro no Centro Pop”, explicou Curbelo.

Ele contou que participou dos três dias do evento, porque havia muito a ser resolvido e muito serviço disponível para aproveitar. Em cada um dos dias, o uruguaio conseguiu diferentes atendimentos, tais como a emissão de seu CPF com a Receita Federal, ou informações sobre o cadastro no programa Auxílio Brasil.

Foto2: três pessoas sentadas na frente com marmitas abertas. Atras delas, muitas pessoas sentadas de cabeça abaixada.

Outros serviços no mutirão

Além da possibilidade de cadastramento em programas sociais e emissão de documentos, era possível se inscrever em processos seletivos para o trabalho com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por exemplo. Também estiveram presentes representantes de ONGs e do Poder Judiciário.

“É importante a participação do Judiciário no evento e a participação das entidades. Porque isso demonstra que essa rede que foi criada, a rede do bem, do amor, da união e fraternidade funciona, e funciona muito bem.” A afirmação é de Robson Mendonça, presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, que esteve no mutirão. Ele participou ao lado de ONGs distribuindo alimentos e conversando com as pessoas.

Quem participou do mutirão também teve oeve oportortuninidadede de de tomar banho e lavar roupas no espaço montado pelo programa Vidas no Centro, ou mmesmo receeceberr roububass distribuíídas ccom om organização ção dee um timum time d da Cruz Vermelha.

Legislação

O Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, Pop Rua Jud Sampa, atende Resolução do CNJ de nº 425/2021, aprovada em setembro de 2021 e que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, sob coordenação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Foto 3: foto tirada na lateral de uma tenda, onde na frente aparecem quatro pessoas sentadas, uma na frente da outra, esperando atendimento. Atrás, mais pessoas sentadas aguardando.