‘Hamburgada’ e outras atividades marcam domingo em Centro de Acolhimento de Santana

Cerca de 160 pessoas participaram de evento realizado em parceria com ONG Hamburgada do Bem

               Três pessoas em pé, com máscara e toucas. Três mesas juntas, com hambúrgueres sobre elas. Duas mesas brancas ao fundo com sacos de pão em cima. Ao fundo uma janela com uma pessoa observando.

   Mais de 500 lanches foram preparados pelos voluntários e servidos para mais de 160 pessoas durante atividade


Texto: Marianne Seixas
Fotos: Arquivo SMADS

O final de semana no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) 15, em Santana, na zona norte de São Paulo – serviço mantido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) - foi marcante e movimentado. No domingo (20), 85 voluntários da Hamburgada do Bem – organização não governamental criada em 2015 - estiveram no serviço para realizarem a primeira edição do projeto ‘Hamburgada na Rua’.

O carro chefe do evento e momento mais aguardado por todos era, evidentemente, a hora de experimentar os hambúrgueres, que foram servidos acompanhados de batatas fritas, refrigerantes e saladas de frutas. Ao longo do dia, foram distribuídos cerca de 500 lanches para os atendidos e, claro, visitantes, voluntários e colaboradores saborearam

Além da programação gastronômica, foram realizadas também outras atividades com os atendidos. Barbearia, show de talentos, pintura, fábrica de currículos. Um brechó, no qual os conviventes puderam escolher sem pagar nada qualquer roupa e acessórios que quisessem, foi mais uma ação que agradou e ajudou muito.

Lourivaldo Lopes Fernandes, 38 anos, participou da ação promovida no CTA e revela ter tido um dia bem emocionante. “Foi um evento incrível, com pessoas maravilhosas. Eles trouxeram muito carinho, amor e consideração para cá, tornando as coisas mais leves’, contou ele.

O objetivo dessa parceria foi levar leveza e alegria para os atendidos do CTA 15, contribuindo com o fortalecimento de vínculos e resgatando a autonomia de cada acolhido para além do serviço. O evento teve a participação de mais 160 pessoas, dentre elas, conviventes da Casa Florescer João W. Nery, em Santana, e Casa Florescer II, situada no Tucuruvi.

No brechó, todos puderam escolher e levar as peças gratuitamente