Prefeitura inaugura Centro de Convivência Intergeracional no Brooklin

A unidade é a vigésima deste segmento e vai oferecer oficinas de artesanato, informática, dança, atividades esportivas, plantio de hortas e cursos de jardinagem

Secretario e Prefeito ao lado da placa de inauguração, rodeados de crianças com os braços para cima

 Crianças cadastradas no serviço prestigiaram o evento e participaram
do descerramento da placa de inauguração

Texto: Roberto Vieira
Fotos: Livia Vollet

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (04), mais uma unidade do Centro de Convivência intergeracional (CCInter), que fica localizado na Rua Ribeiro do Vale, 120, no Brooklin, zona sul da cidade. O ‘CCInter Naia’ – em parceria coma Organização Social (OSC) Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (Naia)– tem capacidade de atendimento para 180 pessoas.
 
O secretário de Assistência Social, Carlos Bezerra Júnior, reafirmou o compromisso da atual gestão municipal com ações humanizadas e explicou que esse tipo de atendimento promove, além de aprendizado, uma interação real entre as pessoas. 
 
“O CCINTER é um espaço criado para promover o relacionamento, hoje em dia tão intensificado em telas de 4 ou 5 polegadas, que são os celulares, mas que pouco se dá no campo da troca de impressões reais, que não são emojis nem stickers, mas são vividos através do toque, do olhar, da palavra ouvida no tempo e ritmo que cada um de nós tem, sem acelerações”, disse Bezerra, que completou com a programação de atividades que serão desenvolvidas no local.
 
“Neste espaço, as pessoas terão à disposição oficinas de artesanato, informática, dança, atividades esportivas, plantio de hortas e cursos de jardinagem. E neste espaço, a gente terá o convívio e a interação entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com um único objetivo: fortalecer as relações entre as diferentes etapas e ciclos da vida de forma harmoniosa e respeitosa”, finalizou.
 
O prefeito Ricardo Nunes ressaltou que desde 2019 já foram inaugurados, pela atual gestão, seis equipamentos com essa mesma tipologia de serviços. Nunes também fez referência ao preenchimento do turno, no caso das crianças e ao convívio intergeracional, que é proposta pelo novo serviço.
 
“As crianças que estudam de manhã podem vir a tarde e o contrário também, o que possibilita a interação entre crianças, jovens, adultos e idosos. Esse é o fortalecimento que a prefeitura tem dado a todos os serviços da Assistência Social, com ampliação dos serviços em ritmo acelerado para todas as pessoas, lembrando que as pessoas mais vulneráveis são aquelas que mais necessitam dos serviços da prefeitura”, concluiu.
 
Secretario e Prefeito em pé vendo as crianças sentadas mexendo em computadores.
São 4,8 mil vagas na rede socioassistencial da SMADS
em 20 unidades do CCInter em toda a cidade


Sobre o novo serviço

O CCInter Naia é o oitavo equipamento deste segmento na zona sul e tem por objetivo promover o convívio e a interação entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, fortalecendo as relações entre as diferentes etapas da vida de forma harmoniosa e respeitosa. A troca de experiências permite a valorização cultural, o desenvolvimento de sociabilidades, reforçando a cidadania e a igualdade social.
 
Os usuários do CCInter Naia farão atividades de artesanato em geral e em tecidos, além de informática, plantio de hortas e cursos de jardinagem, atividades esportivas, dança, jardinagem, culinária e alimentação saudável. São servidas três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde.
 
Secretario e Prefeito sentados em um banco rodeados de crianças também sentadas.
 
Sobre a Rede Socioassistencial
 
A rede socioassistencial da SMADS passa a ter 20 unidades do CCInter com capacidade de atendimento de 4,8 mil pessoas. A zona sul da cidade conta com oito equipamentos deste segmento, localizados na Vila Andrade, Capão Redondo, Jabaquara, Vila Mariana, Marsilac, Jardim Ângela, Pedreira e, agora, Brooklin.
 
Na zona norte, a Prefeitura dispõe de serviços na Brasilândia, Freguesia do Ó, Vila Maria, Jaçanã e Perus. Na zona leste, em Itaquera, Sapopemba e Cidade Tiradentes. Já na zona oeste, no Rio Pequeno e Vila Sônia.
  
O CCInter oferece proteção social preventiva contra situações de risco e vulnerabilidade. Esta proteção é organizada em grupos heterogêneos a partir de demandas, interesses e potencialidades, de modo a desenvolver competências para o alcance da autonomia e vínculos familiares e comunitários. 
 
As unidades do CCInter da rede socioassistencial da SMADS, em geral, oferecem atividades corporais, recreativas, teatro, música, contação de histórias, artesanato, oficinas de brinquedos, fotografia e encontros que abordam assuntos do cotidiano dos participantes.