Cedesp na Zona Sul utiliza arte e cultura para homenagear as mulheres

Cerca de 120 Jovens do Jardim Novo Horizonte participaram de Sarau promovido pelo serviço

 Participantes reunidos em círculo no auditório do CEDESP para apresentações em sarau.

O Sarau movimentou cerca de 120 pessoas em dois períodos, manhã e tarde.

 

Texto: Júlia Alves
Fotos: Arquivo SMADS

Na última quarta-feira, 30 de março, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (Cedesp) ‘Tecendo Futuro Horizonte’, no Jardim Horizonte Azul, zona sul da cidade, realizou o “Sarau Mulheres do Cedesp”, com apresentação de artistas de rua, ópera, canções autorais, declamação de poesias, saudações a grandes artistas feministas, entre outras atividades. 

A preparação para o Sarau Mulheres aconteceu durante o mês de março, nas oficinas de Convívio, aplicadas pelo orientador Thiago Alves de Jesus. A atividade busca despertar nos alunos coragem para se colocarem no mundo, inserindo-os em debates sobre artes, política, saúde, história e assuntos da sociedade como um todo. As turmas foram separadas em dois turnos, com 40 participantes pela manhã 80 no período da tarde.

A cada dia mais jovens da periferia têm usado a arte para se manifestar e mostrar um lugar de fala. Eventos como o Sarau promovem, não apenas aos jovens, bem como a todos da comunidade, um despertar cultural, além de possibilitar às pessoas a possibilidade de explorarem seus dons. É o caso de Vinicius de Oliveira, 18 anos que é cantor de ópera e encontra no Sarau uma oportunidade única.

“Participo do Cedesp há 5 anos e em todas as minhas apresentações o sentimento que tenho é de liberdade, uma sensação de estar no meu lugar de fala, e quando o serviço me dá essa oportunidade, me sinto mais motivado a seguir fazendo o que gosto”, disse o jovem músico. Renata Camargo, gerente do Cedesp, conta que a iniciativa nasceu a partir da vontade de quem utilizava o serviço.

“O Cedesp se instalou no território em 2015 e, no ano seguinte, a ideia do Sarau veio dos próprios alunos, da motivação deles de se apresentarem. Nos planejamos para realizar dois eventos como esse por ano. A arte é o microfone deles, onde eles mostram que fazem parte e são importantes para esse mundo, para esse território”, finalizou.

Cantor Vinicius Oliveira fazendo sua apresentação de ópera em frente ao palco.

Vinicius Oliveira em apresentação solo de ópera durante Sarau.