SMADS vence concurso que avaliou regionalização de gastos públicos

A equipe de orçamento e finanças fica em 1º lugar em concurso ‘Desafio Gasto Público Tem Endereço’

Quatro mulheres e um homem abraçados lado a lado, com a mulher do meio segurando um troféu escrito Desafio 2021 primeiro lugar.

Texto e Foto: Larissa Rodrigues

Nesta sexta-feira, 08 de abril, a equipe de Coordenação de Orçamentos e Finanças (COF) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) recebeu o troféu de primeira colocada no concurso “Desafio Gasto Público Tem Endereço”, organizado pela Fundação Tide Setúbal, em parceria com a secretarias municipais da Fazenda, Governo e com a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município (TCM).

A premiação tem como objetivo regionalizar o orçamento público, permitindo direcionar os recursos governamentais para as regiões da cidade que mais precisam. Para o secretário de Assistência Social Carlos Bezerra Jr., o resultado de uma boa gestão pública não se conquista apenas com números, orçamentos, mas, sobretudo com pessoas.

É com gente boa, que sabe decidir, escolher, que sabe olhar no mapa e diferenciar as regiões, as diferentes vulnerabilidades e a partir daí escolhe as prioridades. E é por isso que vim aqui, reconhecer essa gente que está fazendo diferença na vida de milhões de outras pessoas das nossas cidades. Eu fico muito feliz que entre todos que participaram, a equipe que se destacou, foi a equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social”, declarou Bezerra Jr.

A coordenadora de COF, Denise Cristina Malerba R. Gonçalves, uma das cinco pessoas premiadas - Vanessa Moraes Lugli Bizaco, Dilma de Sene Corado Salerno e Márcio Adriano de Paula e Thalita Tiengo Hamanaka foram os outros servidores premiados -, ressaltou a dificuldade diária, vencida com a força do trabalho em equipe. “A Thalita foi a cabeça da regionalização, e a equipe foi se ajudando, enquanto um fazia um serviço, o outro adiantava outra parte e assim fomos indo”, lembrou.

Além de receber o troféu de 1º lugar, a equipe de SMADS ganhou uma viagem para conhecer uma das cidades com boas práticas de mapeamento de orçamento público do estudo Regionalização do Orçamento em Grandes Cidades. As secretarias municipais de Cultura e Segurança Urbana, conquistaram o 2º e 3º lugares, respectivamente.



Três troféus de acrílico transparente, lado a lado, todos escritos grande  no topo Desafio 2021 Gasto Público Tem Endereço. O troféu da esquerda em baixo está 3 lugar, o do meio 2 lugar, da direita 1 lugar.

Sobre o Prêmio

Iniciado há exatamente um ano, o desafio teve a inscrição de cinco equipes das áreas de finanças e planejamentos de secretarias municipais, mas apenas três chegaram a final. Ao longo de doze meses, as equipes tinham que organizar os orçamentos públicos recebidos e discriminar por regiões da cidade, mostrando o quanto era investido em cada área.

A capacidade de desdobramento dos valores investidos por região e os serviços da Secretaria foram critérios primordiais para a conquista do primeiro lugar por parte da equipe de SMADS. “Foi um desafio. A nossa demanda é muito grande, o nosso volume de regionalização de convênios e parcerias é muito alto”, explicou Thalita.

Pedro Marin, coordenador do Programa de Planejamento e Orçamento Público da Fundação Tide Setubal comemorou o resultado final e conou que a jornada de organização vem desde 2019.

Pensamos em fazer em 2020, no entanto, veio a pandemia e achamos que não era o melhor momento, de forma que iniciamos em 2021. É o fim de uma jornada de dois anos e a sensação é de que a missão está cumprida”, finalizou.