Oficineira que perdeu a visão aos 19 anos ensina idosos a fazer ovos de Páscoa

Atividade adoçou a manhã de quarta-feira no Centro Dia para Idosos (CDI) Santa Clara

Idoso segura em suas mãos ovo de páscoa que produziu durante a aula, nutricionista em pé ao lado auxiliando no processo.

Alguns idosos levaram a produção de ovos para que seus familiares pudessem experimentar

Texto: Júlia Alves
Fotos: Livia Vollet

Foi com muito amor, dedicação e sutileza, que o dia começou na última quarta-feira, 13 de abril, no Centro Dia para Idosos Santa Clara, na zona sul da cidade de São Paulo. A oficina de ovos de Páscoa aplicada pela professora Sônia da Silva Pereira, 45, foi um verdadeiro sucesso e o resultado não poderia ser outro senão uma saborosa produção de chocolates.

Todas as quartas-feiras a oficineira Soninha, que perdeu a visão aos 19 anos, comparece ao serviço para cozinhar com os idosos e ensinar receitas práticas e saudáveis. Tudo é sempre acompanhado pela nutricionista Karen Myuki Eto - responsável pela alimentação no CDI-, pelos agentes técnicos e por, aproximadamente, dez cuidadores que auxiliam os idosos na realização das atividades.

 

A culinária é uma paixão que nenhuma dificuldade foi capaz de afastar Soninha da arte de produzir e ensinar

 

Soninha deixou com que as dificuldades que a vida lhe impôs fossem maiores que sua força de vontade e realizar oficinas de culinária sempre foi uma grande oportunidade de mostrar que nada pode ser maior que seu talento. Mas nem sempre foi assim, durante muito tempo Sônia achou que não conseguiria fazer nada por conta da deficiência, mas isso ficou para trás.

“Desenvolver esses trabalhos com os idosos é uma grande realização. Saber que através das receitas, os idosos conseguem estimular a memória através das mais diversas sensações como o cheiro, o contato das mãos, dos ingredientes e, é claro, o sabor”, disse a oficineira.

Ao todo, 17 dos 30 idosos que frequentam o CDI Santa Clara participaram da produção de ovos de Páscoa e a aceitação foi a melhor possível. Dona Ilda conta que gosta muito de todas as oficinas, mas que essa, em especial, foi marcante. “Nunca tinha feito ovos de páscoa, eu adoro as aulas da professora Soninha, aprendo muitas receitas novas e com a delicia que fizemos hoje irei presentear minha filha”, revelou.

O CDI Santa Clara, que fica na Avenida Fernando Amaro Miranda, no Jardim Colonial, possui uma programação diversificada ao longo do ano que conta com uma série de atividades que visam estimular cada vez mais. “Aqui nós temos aulas de informática, horta e jardinagem, artesanato, MDF, dança sênior, sessões de cinema, palestras, jogos de tabuleiro, entre outras ações”.