CCInter realiza atividades que trabalham diferentes eixos da educação

Meio ambiente, trânsito e trechos do ECA foram alguns dos temas abordados

Homem em pé dá aulda de música. Jovens estão sentados em cadeiras de plástico segurando instrumentos musicais

As atividades do CCInter são feitas com o objetivo de promover
a interação entre pessoas de todas as idades


Texto:
Larissa Rodrigues
Foto: Arquivo pessoal

O Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Clube da Turma do M'boi Mirim, localizado no bairro Jardim Ângela, na zona sul da capital, realizou atividades com os conviventes do espaço abordando a educação em diferentes esferas. As ações fazem parte da programação do Dia Mundial da Educação, que foi celebrado ontem, dia 28 de abril.

“Realizamos algumas atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Primeiro, tivemos uma roda de conversa com os usuários, falando sobre a conscientização do que pode ser reciclável e reutilizado. Depois, colocamos em prática, fazendo um brinquedinho de material reciclável, utilizamos disco e bolinha de gude, contou a socioeducadora Nicole Santos Andrade, 34 anos. “Nossos usuários confeccionaram ao ar livre e foi uma delícia, uma atividade prazerosa e com muita diversão. Muito gratificante”, completou.

Os conviventes tiveram a oportunidade de dialogar a respeito de alguns pontos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e aprender mais sobre os seus direitos garantidos por lei. “Durante a minha aula, trabalhamos o Estatuto, principalmente, no que se refere ao direito que toda criança à moradia. Aproveitamos o eixo do mês, onde estamos trabalhando o projeto “Meu Bairro”, e eles fizeram um painel e uma maquete da casa deles e do bairro”, explicou Deise Fernandes Ribas, 30 anos, que também é orientadora de Esportes.

Durante todo o dia foram realizadas rodas de conversas, contação de histórias, gincanas, oficinas de música, dança e artesanato. “Foi bem divertido e emocionante, todo mundo bem cansado e feliz com a participação”, concluiu Ribas.

CCInter Clube da Turma

O CCInter Clube da Turma é um equipamento que atende crianças a partir de seis anos, jovens, adultos e idosos, com capacidade de atendimento para mais de mil pessoas e o objetivo é promover maior interação entre as diferentes gerações. No serviço, são realizadas atividades socioeducativas e oficinas com os coniventes.

A rede socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) possui 20 unidades de Centros de Convivência Intergeracional (CCInter) com capacidade de atendimento de 4,8 mil pessoas. O CCInter oferece proteção social preventiva contra situações de risco e vulnerabilidade e esta proteção é organizada em grupos heterogêneos a partir de demandas, interesses e potencialidades, de modo a desenvolver competências para o alcance da autonomia e vínculos familiares e comunitários.

As unidades do CCInter, em geral, oferecem atividades corporais, recreativas, teatro, música, contação de histórias, artesanato, oficinas de brinquedos, fotografia e encontros que abordam assuntos do cotidiano dos participantes.