SMADS inaugura oficialmente SASF que atende mil famílias no Jardim Laranjeiras

SASF Comunidade Iguatemi em Foco I oferece oficinas de geração de renda e passeios externos para os conviventes

Texto: Larissa Rodrigues
Fotos: Luis Rocha Pombo

A zona leste da cidade de São Paulo ganhou mais um serviço implantado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) nesta terça-feira (14). Trata-se do Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica (SASF) Comunidade Iguatemi em Foco I, que fica no Jardim Laranjeira e vai atender mil famílias.

“Quando eu fui ao teatro eu nem consegui falar, mas a sensação que eu tive foi muito boa. Eu chorei toda a peça, Conde De’La Mancha, e chorei porque fiquei pensando, o que eu estou fazendo aqui? Esse não é o meu lugar. Eu chorei todo o tempo, mas foi a melhor experiencia que eu tive, e foi graças ao Sasf que conseguiu levar a gente para lá, e foi muito bom”, contou Luciana Rosa do Carmo, 47 anos, convivente do serviço há quatro meses.

O SASF Comunidade Iguatemi em Foco I é um dos quatro serviços dessa modalidade da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e está responsável por atender a demanda da região de São Mateus.

“A inauguração do serviço é extremamente simbólica. É uma área de muita vulnerabilidade, e esse é um serviço que atende mil famílias. É um passo muito importante no sentido de garantir vínculos familiares, reestruturação afetiva, trabalho de proteção contra a violência com as crianças. Enfim, o trabalho desses agentes sociais que atuam no território, é fundamental na valorização dessas pessoas que estão aqui, dando voz aqueles que se sentem invisibilizados e garantindo os direitos de uma população de uma área tão vulnerável. Eu espero de verdade que a gente consiga ampliar mais rapidamente outros serviços por aqui”, declarou o secretário de Assistência Social, Carlos Bezerra Jr., durante a cerimônia.

Com oficinas de barbearia, design de sobrancelhas e panificação, o SASF é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Educacional de Base Sitio Pinheirinho (CEBASP). Serão realizadas buscas ativas no território, visitas domiciliares às famílias e o Programa Criança Feliz do Governo Federal, que consiste no acompanhamento de crianças de zero a cinco anos, gestantes e pessoas com deficiência.

SASF

Serviço voltado para famílias com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade, o SASF tem a principal finalidade de acompanhar e monitorar desses núcleos familiares, que são encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O principal objetivo do SASF é auxiliar na redução do descumprimento de condicionalidades do Programa Auxílio Brasil e a prevenção do surgimento de novos casos, prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais, além de identificar demandas das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e inserção na rede de proteção social, entre outros.

Atualmente, a SMADS conta com 68 serviços com essa tipologia, que totalizam 68.000 vagas distribuídas pelas diferentes regiões da cidade de São Paulo.