Prefeitura de São Paulo concede transporte gratuito a usuários de CEDESPs

A medida vai beneficiar mais de 12 mil usuários matriculados em 61 serviços da cidade

Texto: Roberto Vieira
Foto: Luiz Rocha Pombo

Na imagem aparece ao lado direito, o secretário adjunto da SMADS Décio Matos, e no lado esquerdo, pessoas sentadas viradas para um palco


Sexta-feira, 24 de junho de 2022
- A Prefeitura de São Paulo autorizou a parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a São Paulo Transporte (SPTrans) que vai garantir passagens gratuitas para todos os usuários dos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (Cedesp) da cidade de São Paulo. A portaria foi publicada na quinta-feira, dia 23 de junho, e passa a vigorar na data da publicação.

O evento de celebração da parceria aconteceu no CEDESP Dom Bosco, em Itaquera, na zona leste, e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário adjunto da SMADS Décio Matos, padre Rosalino da Obra Social Dom Bosco, além de outras autoridades.

A concessão é um benefício para que todos os usuários consigam ir até o CEDESP. Eles receberão um bilhete único com passagens mensais de transporte até o equipamento.

Para o prefeito Ricardo Nunes, a conquista do benefício é uma maneira de cuidar da cidade e gerar empregos. "Eu escutei muito de alguns Cedesp's que as pessoas trancavam os cursos por não terem condições financeiras de custear o transporte. Com essa conquista, não teremos mais esse problema. Hoje, 70% das pessoas que fazem Cedesp já saem empregadas daqui. Isso é importante para cuidarmos da nossa casa, que é nossa cidade”, afirmou Nunes.

Todos os 12.020 usuários inscritos nos 61 serviços espalhados pela cidade terão direito ao benefício, e a solicitação pode ser feita diretamente no serviço onde o usuário está matriculado.

Para Décio Matos, secretário adjunto da SMADS, o investimento nos jovens e adultos contribui diretamente para uma cidade cada vez melhor. "A conquista desse benefício é muito importante para os usuários. Investir na formação de jovens e adultos, especialmente aqueles que estão em vulnerabilidade social, faz a nossa cidade cada vez melhor”, disse Mattos.

Os CEDESP's oferecem diversos cursos profissionalizantes para capacitar adolescentes, jovens e adultos para mercado de trabalho, e para a integração social e fortalecimento de vínculos.

Cedesp

Os Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo são serviços para adolescentes, jovens e adultos de 15 a 59 anos. É um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas, que visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social.

Por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o serviço assegura espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

No serviço, os usuários desenvolvem autonomia, protagonismo social e formação cidadã e ainda fazem cursos de formação profissional que ajudam no reconhecimento no mercado de trabalho.