Tarde de arraial em ILPI da zona sul faz a alegria de idosos

Além dos acolhidos, voluntários e os colaboradores do equipamento participaram do evento

Texto: Marianne Seixas
Foto: Lívia Vollet

Na imagem aparece um homem e uma mulher dançando, utilizando roupas xadrez e chapéus de palha.

Arraial contou com a participação de conviventes do ILP

 

Para os atendidos do ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) Casa Santa Luiza, na zona sul, está mais do que comprovado que a melhor época do ano é a que contempla a temporada de festas juninas. Na tarde do dia 1º de julho, os idosos tiveram um arraial com muitas brincadeiras, música ao vivo, comidas típicas e a comemoração dos aniversariantes do mês.

A ideia de fazer um “Arraial’ no último mês de junho surgiu durante uma reunião com os idosos. Eles fizeram questão de participar de todos os detalhes,  inclusive, a escolha de cardápio e a decoração do espaço.

O serviço, localizado na Vila Mariana, em São Paulo, costuma fazer atividades diversas e características para sair um pouco da rotina e trazer novidades para os idosos. Mensalmente os colaboradores procuram temas para trabalharem com os idosos e assim reforçar laços afetivos, sociais e culturais.

Atividades como essas são importantes para a terceira idade, estimulam o convívio social e o fortalecimento de vínculos. A gerente do ILPI, Silvia Maria Rodrigues, conta que os idosos adoram esses momentos. “O objetivo é dar um pouco mais de qualidade de vida e fazer com que eles se divirtam. Ver a felicidade deles é o que faz valer a pena”, contou.

Em momentos como esse o ILPI procura propor diversas formas de estimular os conviventes, além dos atendimentos individuais, muitas rodas de conversas e atividades em grupo são incentivadas.

O acolhido João Maria Fernandes, 77 anos, que veio de Portugal e já viajou o mundo, contou sobre a importância do ILPI na sua vida “As pessoas aqui são encantoaras, o trabalho é muito bonito. Quando chegamos nessa idade somos esquecidos e isso que torna o trabalho aqui essencial”, finalizou.

 

Sobre o serviço:

A cidade de São Paulo conta com 13 unidades do ILPI, que totalizam 510 vagas. O ILPI Casa Santa Luiza é um deles e oferece acolhimento para 30 idosos que estavam em vulnerabilidade social, que sofrem risco pessoal e social e apresentam fragilidade, dependência física e/ ou cognitiva.

No espaço, os idosos recebem alimentação, praticam atividades socioeducativas e tem a disposição trabalhos psicossociais e acompanhamento para consultas médicas, postos de saúde e regularização de documentos.

Na imagem aparecem quatro idosos sentados em uma mesa, vestidos de xadrez.