CEDESP Legião Mirim, na zona leste, realiza formatura com mais de 60 usuários

Os formandos compõem cinco turmas dos cursos de Assistente administrativo e Assistente de Recursos Humanos

quatro formandos segurando seus canudos de formatura e o cupcake que ganharam de lembrança

Um dia de muita alegria e sentimento de dever cumprido para os 66 conviventes certificados do CEDESP Legião Mirim

Texto: Marianne Seixas
Foto: Marianne Seixas


Na manhã desta terça-feira (12) aconteceu a cerimônia de formatura de 66 usuários de cinco turmas do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) Legião Mirim, na Vila Prudente, zona leste da cidade de São Paulo. O Prefeito Ricardo Nunes acompanhou o evento de entrega dos diplomas de assistente administrativo e de recursos humanos.

Após a conclusão dos cursos, os usuários podem ser encaminhados para o mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas da região na condição de jovem aprendiz. Os formandos que tiveram 100% de frequência no curso, ou seja, 240 horas cursadas, foram parabenizados pela organização e ganharam um certificado de excelência.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Carlos Bezerra Jr., destacou a importância da qualificação profissional para os usuários do serviço e o quanto essa formação pode contribuir com o futuro de cada um formando.

“O trabalho que os CEDESPs desenvolvem para a qualificação profissional se reveste de maior significado e valor em um momento da crise acentuada pela pandemia. Essas cinco turmas que se formam hoje certamente terão muito mais condições de encontrar uma colocação no mercado de trabalho com o diploma que levam nas mãos ao sair daqui. E esse também é um objetivo da Assistência Social: promover a autonomia para aumentar a qualidade de vida das pessoas que mais necessitam de políticas públicas na cidade”, disse Bezerra.

Maria D’esquivel, que se formou em assistente administrativo, foi a oradora da turma e contou que a sua passagem pelo CEDESP foi de muitos aprendizados. “Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca que precisamos para alcançarmos o destino projetado, o destino que tanto almejamos", projetou a recém certificada.

O CEDESP Legião Mirim é administrado pela OSC (organização da Sociedade Civil) Legião Mirim de Vila Prudente e tem capacidade para atender 200 jovens e adultos, com idades entre 15 e 59 anos. Na semana passada, outras três turmas iniciaram os mesmos cursos (Administração e RH) com duração de seis meses para cada módulo.

Sobre os CEDESP´s

O CEDESP é um serviço mantido pela SMADS que oferece proteção social a adolescentes, jovens e adultos que estejam em situação de vulnerabilidade social. Por meio de atividades de convívio, formação para o mundo do trabalho e cursos livres, o serviço auxilia no desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã, contribuindo para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como um direito de cidadania.

Atualmente, a SMADS conta com 61 serviços com essa tipologia, que totalizam 12.020 vagas distribuídas pelas diferentes regiões da cidade de São Paulo.

Diversos formandos reunidos segurando o canudo da formatura.