CEDESP organiza feira de profissões com mais de cem alunos

Em forma de circuito, usuários apresentam os cursos de Assistente Financeiro e Recursos Humanos.

Nove Jovens do CJ Mutirão vestidos com o uniforme, todos utilizam mascaras, e estão na frente de uma cortina vermelha.

Usuários do CJ Mutirão prestigiaram a 8ª feira das Profissões do CEDESP Promove

Texto: Júlia Silva
Fotos: Marianne Seixas

Aconteceu na última sexta-feira (15) a 8ª feira das profissões do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) ‘Promove’, na Vila Albertina, zona norte de São Paulo. A atividade aconteceu em forma de um circuito, no qual 124 alunos participaram da organização, com dois cursos apresentados: Assistente Financeiro e Recursos Humanos. A dinâmica propôs uma interação entre os alunos que fez com eles se sentissem em uma empresa.

Os organizadores fizeram uma apresentação das profissões além de aplicada uma série de dicas sobre como realizar um planejamento financeiro pelos alunos do curso. Lucas Henrique, 18, é aluno de um do CEDESP e encontrou facilidade em lidar com as matérias porque gosta muito de matemática. “Eu escolhi esse curso porque sempre fui muito bom em matemática e as matérias exigem esse conhecimento, além de passar o que eu aprendi aqui para os meus familiares.”

Na turma de Recursos Humanos, houve uma simulação dos processos de contratação, exibindo modelos de perfis profissionais montados pelos convidados e exemplos de testes admissionais. “Os cursos aqui formam mesmo pro mercado de trabalho” disse Ana Paula Arruda, 41, usuária do serviço.

Três pessoas presentes na foto todas em pé e de máscara, ao centro uma mulher com uma prancheta na mão gesticulando com a mão, ao lado dela um rapaz com as mãos no bolso, e ao fundo na direita um homem de camisa quadriculada esverdeada com as mãos cruzada.

Alunos de Recursos Humanos montam perfil profissional junto aos convidados e aplicam testes admissionais

O CEDESP atende jovens e adultos dos 15 aos 59 anos e oferece cursos nas áreas de administração, gestão e negócios. Os cursos que a unidade ministra abre as portas para o mercado de trabalho e conduz os alunos para vagas existentes, conforme explica Geraldo Brito de Souza, gerente do serviço. “Essa formação inicial é um inicial para as portas se abrirem, aqui eles não aprendem só sobre os cursos, mas sobre a convivência e a vida também”, disse.

Esse é o caso da jovem Andressa Moura, 19, que esteve nas turmas de RH, Auxiliar de Compras e Marketing dos anos de 2019 e 2020 e hoje trabalha em uma multinacional. “Eu saí dos cursos empregada, o CEDESP me ajudou e muito nesse processo, tenho uma gratidão imensa por todo o aprendizado e apoio”, revelou Moura.

O evento, contou com a presença dos serviços da região como Centro para Juventude (CJ) Mutirão, Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Aparecida, CCA Soraya Maria, CRAS, CEDESP Dom Bosco, CEDESP São Patrício, além do Senai e Sebrae.

cinco pessoas presentes na imagem, todas estão vestidas de preto e de máscaras, e seguram em suas mãos um papel para a realização da apresentação.

Dicas de como administrar o dinheiro foram aplicadas pelos alunos do curso de Assistente Financeiro