SMADS inaugura oficialmente mais uma unidade do SASF em Cidade Ademar

Esse é o sexto serviço dessa modalidade na região e possui capacidade para atender até mil famílias

Foto: Diversas pessoas reunidas em volta da placa durante o descerramento.

 

Texto e Fotos: Marianne Seixas


Na manhã da segunda-feira (29), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou oficialmente o Serviço de Assistência Social a Família e Proteção Social Básica (SASF) – Mar Paulista, em Cidade Ademar. Esse é o 68º serviço dessa modalidade na capital, que somados chegam a um total de mais de 68 mil vagas.

O Secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr., fez o descerramento da placa e aproveitou a oportunidade para comentar a importância desse modelo de serviço na estrutura da rede socioassistencial da Prefeitura, cumprindo um papel diário considerado fundamental na vida de cada pessoa atendida.

“É muito bom chegar em um espaço como esse e ver o que vocês estão realizando. Esse serviço é muito importante para a rede, o trabalho desses agentes sociais que atuam no território é fundamental na valorização dessas pessoas que estão aqui, dando voz aqueles que se sentem invisibilizados e garantindo os direitos de uma população de uma área tão vulnerável.”

O SASF Mar Paulista está localizado na zona sul da capital, no Balneário Mar Paulista, com capacidade para o atender até mil famílias em situação de vulnerabilidade social. O serviço ajuda na autonomia e protagonismo de todas as atendidas através da busca ativa das famílias no território, atendimento especializado, oficinas para geração de renda, atividades lúdicas, execução do PCF (Programa Criança Feliz) para gestantes, mães e crianças de 0 a 6 anos, além de acompanhar os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada idoso e pessoa com deficiência.

A OSC (Organização da Sociedade Civil) Entidade de Promoção e Assistência Social Espaço Aberto é quem administra o equipamento, o terceiro dessa modalidade sob administração da entidade. Além dos SASF´s, a OSC é responsável por um CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), três NCI´s (Núcleo de Convivência do Idoso) e um CAE Idoso (Centro de Acolhida Especial).

 

Foto: Diversas pessoas reunidas em volta da placa durante o descerramento.

 

SASF:

Serviço voltado para famílias com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade, o SASF tem a principal finalidade de acompanhar e monitorar desses núcleos familiares, que são encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O principal objetivo do SASF é auxiliar na redução do descumprimento de condicionalidades do Programa Auxílio Brasil e a prevenção do surgimento de novos casos, prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais, além de identificar demandas das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e inserção na rede de proteção social, entre outros.