CCA simula processo eleitoral e ajuda a propagar importância do voto

Serviço da zona leste realizou atividade seguindo etapas das ‘eleições reais’ e agitou os participantes

duas mesas, uma amarela e uma azul, há duas crianças atrás simbolizando serem os mesários e na frente há uma criança entregando seu título de eleitor e se preparando para votar.

 

Texto: Júlia Alves
Fotos: Acervo Pessoal

Neste período do ano o assunto eleições é um dos mais comentados em todo o país. Aproveitando o momento, o CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) Santa Rita, na Vila Curuça, zona leste, promoveu ao longo de uma semana um pleito fictício, com participação de cerca de 100 crianças e adolescentes que frequentam o espaço regularmente.

A ação foi dividida em etapas: reflexões e debates sobre política e democracia; cartório eleitoral; título de eleitor; apuração de votos. Os participantes foram separados em equipes e cada grupo era constituído por candidatos à presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal e aos cargos de deputado federal e estadual.

Os conviventes tiraram ‘títulos de eleitores’, acompanharam as propostas dos candidatos e partiram para o momento das votações. “Esse processo foi importante para que a gente aprendesse sobre os processos que acontecem até o dia da votação, que é importante pra preservar a democracia do país”, comentou Júlio César, 12 anos.

Uma menina com uma blusa de frio laranja com um papel na mão e digitando na urna que foi confeccionada pelos alunos.

“As nossas crianças são agentes multiplicadores para as famílias, de consciência, crítica, cidadania e democracia. Podemos perceber que a atividade potencializou as opiniões e as lideranças nos grupos. É através das atividades lúdicas que eles aprendem e nos ajuda a construir uma sociedade consciente e participativa”, disse Rosana Pereira de Matos, gerente do serviço.

A ideia da atividade surgiu da gestora de parceria do CRAS Vila Curuça, Gislene Aparecida da Silva. “A partir das crianças conseguimos trazer uma reflexão para os adultos, através dessa atividade conseguimos trabalhar a ciência de cidadania e a manutenção da nossa democracia”. Além do CCA Santa Rita, a atividade foi realizada por outros dois serviços da região, o CCA Terceiro Milênio VI e o Nazareth. O processo simulado de eleições também será realizado pelo CCA Terceiro Milênio e Criança Cidadã, também no distrito de Itaim Paulista.

 

quadro branco com a frase “eleições 2022, candidatos”, e as fotos e número de cada um.