Outubro: expectativa de temperaturas baixas amplia prazo de duração da OBT

Em cinco meses de vigência, a Operação Baixas Temperaturas, realizada pela Prefeitura de São Paulo, já resultou em mais de 2,5 milhões de acolhimentos na cidade

Foto: No fundo da imagem uma equipe da SMADS abordando pessoas em situação de rua. Na parte superior está escrito “Operação Baixas Temperaturas” e na parte inferior a informação da prorrogação da OBT até 31de outubro.

 

Texto: Guilherme Guidetti/Roberto Vieira
Arte: Livia Vollet

De acordo com previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), o mês de outubro seguirá a tendência dos meses anteriores e poderá apresentar oscilações de temperaturas e períodos de frio mais intenso – até aqui a média mínima mensal foi 14,6°C e está abaixo de anos anteriores (em 2020, 16,9°C e em 2021, 15,3°C).

Atenta a um possível período mais acentuado de frio, a Prefeitura de São Paulo estendeu a vigência da OBT (Operação Baixas Temperaturas), que seria encerrada em 30 de setembro, para o dia 31 de outubro, conforme decreto publicado na edição de sábado (01) do Diário Oficial do Município. A decisão do Executivo de prorrogar por mais um mês a OBT visa manter a rede ampliada de acolhimento, o atendimento em tendas (sempre que a temperatura atingir 10 °C ou menos) e a busca ativa de pessoas em situação de rua durante as noites e madrugadas.

Ainda com base nos números do CGE, a média mínima de temperatura no período de julho a outubro deste ano é a mais baixa desde 2019, com 13,3°C. Em 2021, a média mínima mensal foi de 13,9° C e, em 2020, 14,5°C.

A OBT foi iniciada em dia 30 de abril. O objetivo operação é zelar pela segurança da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios. No dia 9 de julho, a OBT chegou à marca de 1 milhão de acolhimentos a pessoas em situação de rua somente em 2022.

Mas desde o início da OBT até o dia 03 de outubro, já foram registrados 2.513.313 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial - lembrando que uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez.

Neste mesmo período, foram distribuídos mais de 171 mil cobertores às pessoas que vivem em situação de rua.

Balanço/Tendas

Entre os dias 17 de maio e 1º de outubro foram prestados mais de 279 mil atendimentos nas dez tendas espalhadas pela cidade e foram entregues mais de 298 mil alimentos, entre sopas, bebidas quentes e água, além de 3.217 vacinas foram aplicadas (Covid-19 e Influenza).

Vagas

A rede socioassistencial conta com mais de 20 mil vagas. Para a Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2022 já foram criadas 2.299 novas vagas, distribuídas em equipamentos como Centros de Acolhida, Centros Esportivos e Núcleos de Convivência.

A Secretaria informa, ainda, que haverá mais 500 vagas nos prédios cedidos pela Fundação Casa, que estão em fase de análise técnica e adequações estruturais, sendo que as primeiras 100 vagas para famílias foram abertas no mês de agosto, no Itaim Paulista, na zona leste da cidade.

Doações

Os munícipes ou empresas que queiram realizar doações de bens e serviços para a OBT, deverão entrar em contato por meio do e-mail smadsalmoxarifado@prefeitura.sp.gov.br, mencionando os detalhes da doação (quantidade de bens ou serviços que serão doados e demais informações).

Endereço das tendas

Centro
Sé – Praça da Sé
Santa Cecília – Praça Marechal Deodoro

Zona Leste
Itaquera – Av. Musgo de Flôr com Av. Imperador (embaixo do viaduto da Jacu Pêssego)
Guaianases – Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n.
Mooca – Praça Cid Jose da Silva Campanella

Zona Sul
Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto, 54
Capela do Socorro – Rua Rubens Souto de Araújo, 948 – Cidade Dutra

Zona Oeste
Lapa – Praça Miguel Dell´Erba

Zona Norte
Santana – Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira)
Vila Maria – Praça Novo Mundo, Parque Novo Mundo