Idosos e crianças da zona sul trocam experiências em atividade no CCA

Na semana da criança, o principal objetivo da atividade intergeracional foi compartilhar sentimentos e histórias entre os participantes

Idosos estão dançando no palco, e crianças estão observando a velha guarda e repetindo os passos.

Texto: Júlia Alves
Foto: Marianne Seixas

 

O NCI (Núcleo de Convivência de Idoso) - Campo Limpo e o CCA (Centro Para Crianças e Adolescentes) - Arrastão, ambos localizados no território de Campo Limpo, realizaram na última sexta-feira, 07, uma atividade com muita troca de experiência entre as crianças e os idosos.

“Existe só uma idade para a gente ser feliz, essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se presente e tem a duração do instante que passa”, essa parte do poema de Mario Quintana que foi recitado na apresentação do CCA, foi uma das mensagens mais marcantes na tarde das 150 crianças e 30 idosos que participaram da atividade.

A troca de experiência teve início com a apresentação sobre os serviços, seguida de um coral e apresentações de dança que não deixaram ninguém parado. “É nos espaços coletivos que a gente se reconhece, se fortalece e aprende sobre o respeito”, comentou a gestora de parceria Gisele Cristina dos Santos sobre o entrosamento dos conviventes.

Sofia Soares, 13 anos, contou um pouco sobre o que significou esse encontro. “Aprendi dar valor a esses momentos com eles (idosos), essa troca de conhecimento que eles passam pra gente. É muito gratificante ver a felicidade deles”. Já Maria Aparecida Hidalgo, 71 anos, mostrou sua preocupação com a formação dos valores das crianças. “As crianças têm muito a aprender e a nos ensinar, que essas crianças nos olhem e vejam um espelho para o futuro, de ser pessoas de bem”, completou.

Respeito, conhecimento, empatia, paciência. Sentimentos e aprendizados que estavam explícitos em cada um dos participantes, bem como dos organizadores. “Hoje conseguimos perceber que foi muito mais que isso, vimos o quanto os olhos dos participantes brilhavam em ver as apresentações, o quanto as crianças e os idosos são iguais”, disse Solange Aparecida da Silva, gerente do CCA.

Diversas crianças sentadas em bancos, lado a lado, e assistindo apresentações.

Crianças ficaram entusiasmadas com as experiências e histórias contadas pelos idosos.

 

Mulheres sentadas a direita. Crianças sentadas a esquerda. Todos assistindo uma apresentação.

A emoção dominou os idosos em quase todos os momentos.