Crianças acolhidas confeccionam álbuns com suas próprias fotos

Atividade movimentou o ambiente e promoveu interação entre todos, inclusive familiares

Texto: Giulia Rodrigues
Foto: Acervo  

No mês de novembro, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias 'Encosta Norte', na zona leste, desenvolveu uma atividade de produção de um álbum de figurinhas personalizado das crianças que vivem no espaço, além de um painel que simulava um campo de futebol com as fotos de cada um. Ao todo, 35 crianças participaram da atividade.
Há sete décadas o Brasil segue uma tradição que reúne a paixão de diversas pessoas pelo futebol e cresce a cada ciclo de quatro anos: o famoso álbum da copa do mundo. O ato de comprar, colecionar e trocar adesivos dos craques de cada seleção contagia grande parte dos brasileiros.

O orientador do CAE e idealizador do projeto, Carlos Vinicius, contou que o projeto foi desenvolvido em uma semana com colaboração de duas orientadoras, Liliam Nunes e Erica Cristina, e das crianças presentes no espaço. As figurinhas foram impressas em papel sulfite, e o objetivo principal foi deixar o modelo o mais semelhante possível das figurinhas vendidas pela Panini, mas com um detalhe especial: o emblema de ‘campeão’ em baixo de cada foto. Já o painel, exposto na entrada do CAE juntamente com o álbum, foi coberto por tecido verde para simular um campo de futebol, e fita crepe branca para as linhas e traves de gol.

"Nós estamos transmitindo todos os jogos do Brasil através de três televisores e distribuindo pipocas, que aliás, eles adoram. O clima está agradável e cheio de alegria. Eu ouvi falar bastante sobre o álbum da copa e como eram valiosas algumas figurinhas de jogadores famosos, daí partiu a ideia de desenvolver para as crianças suas próprias figurinhas e criar um painel gigante de um campo de futebol com fotos de todos no papel de tamanho A4", explicou.

Diego Matheus, 12 anos, está há três meses no espaço e expressou sua felicidade ao falar sobre sua figurinha em destaque e deu seu palpite: “Eu achei o álbum muito legal, o que mais gostei foram as fotos. Para mim, a copa é importante porque reúne várias seleções e eu acho que o Brasil vai ser campeão,” contou.

"Os pais passam pelo mural e ficam felizes de ver os filhos em destaque. Saber que algo tão simples contribuiu para a autoestima e reconhecimento como ser humano, é muito especial. Não é fácil viver no mundo atual, mas o elogio e a valorização humana é algo simples que pode trazer esse reconhecimento." complementou Carlos Vinicius.