SMADS realiza descerramento de placa em Centro para Crianças e Adolescentes na zona sul da capital

O serviço atende 120 crianças e adolescentes no contraturno escolar, oferecendo oficina de capoeira, grafitti e entre outras atividades

Na foto, adultos e crianças estão ao lado e em frente do secretário Carlos Bezerra aplaudindo a inauguração do CCA. No centro tem um cavalete com a placa de identificação do serviço em cima.

 

Texto: Larissa Rodrigues
Foto: Livia Vollet

Inaugurado oficialmente nesta terça-feira (08) pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Lar São Tiago, no Jabaquara, zona leste da cidade, é o oitavo serviços de convivência para crianças e adolescentes no território. Ao todo, a região totaliza 1.260 vagas

O CCA Lar São Tiago realiza atendimento a 120 crianças e adolescentes de seis a 14 anos e 11 meses no contraturno escolar. No serviço, são desenvolvidas oficinas de capoeira, grafitti, atividades lúdicas, atividades relacionadas ao Estatuto da Crianças e do Adolescentes (ECA), orientação sobre alimentação saudável e a convivência e fortalecimento de vínculos das crianças e adolescentes e seus familiares.

A inauguração do equipamento contou com a presença do Secretário Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., que comentou a importância do CCA na vida das crianças e o que elas ganham ao frequentarem o serviço. “Se nós conseguirmos plantar sementes de justiça social e empatia por meio de espaços como este, já avançamos muito neste caminho”.

O equipamento é administrado pela SMADS por meio de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Sociedade Beneficente Educacional São Tiago (SOBEST), com repasses mensais no valor de R$ 57.058,17. O serviço está localizado na Rua Doutor Djalma Franco, 289, Vila Santa Catarina, no Jabaquara, zona sul da cidade.

Na foto, algumas crianças estão organizadas uma ao lado da outra, em uma atividade sobre capoeira. Na frente delas, um homem segura um berimbau. Ao fundo tem duas janelas e um ventilador, em uma parede branda a amarela.

Rede Socioassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura conta, atualmente, com 465 CCA’s que totalizam mais de 68 mil vagas. Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, voltados para crianças e adolescentes de seis a 14 anos e 11 meses, têm o objetivo de oferecer proteção social para todos aqueles que estão em vulnerabilidade social.

As atividades realizadas nos serviços favorecem aquisições para a conquista de autonomia, protagonismo e cidadania mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.