Serviços da rede socioassistencial comemoram o Carnaval com diversas atividades para atendidos

Equipamentos espalhados pela cidade celebram a data e chamam a atenção para pautas importantes, como o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho infantil

Na foto, algumas crianças estão em frente a árvores e um gramado, segurando diversos cartazes sobre a campanha contra abuso sexual e exploração infantil. Em destaque, uma faixa marrom que diz “Meu corpo não é seu”, com letras em roxo, verde, laranja e rosa e diversos círculos coloridos.

 

Texto: Ana Luiza Martins
Fotos: Acervo

Os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promovem atividades diariamente e traçam estratégias para, em suas campanhas, atingir o maior número de pessoas possíveis com a finalidade de conscientizar sobre assuntos importantes. No Carnaval, a maior festa do Brasil, isso também acontece.
Originada na época da colonização, o Carnaval é uma celebração tradicional no Brasil e representa uma comemoração animada, com brincadeiras e diversão. Por isso, os equipamentos geridos pela SMADS celebram essa data com atividades diversas. Confira a programação:

Zona Leste
Serviço de Assistência Social (SAS) - São Miguel Paulista
- Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) ‘Amanhã Ser’: durante a semana de 13/02 a 17/02, os pequenos confeccionaram máscaras típicas de carnaval, produziram paródias de marchinhas e saíram em bloquinho de rua.

SAS - São Mateus
- Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica (SASF) ‘São Rafael I’: fizeram parte do CarnaCaps, bloquinho de rua com os serviços da rede da região, no dia 17/02.
- CCA ‘Padre Moreira’: farão a festa de aniversariantes do mês, recorrente no serviço, com o tema carnavalesco.

SAS - Vila Prudente
- SASF ‘Sapopemba III’: farão uma festa de confraternização com as famílias, além de uma oficina de produção de materiais com temática carnavalesca no dia 24/02, às 14h.

SAS - Mooca
- CCA ‘Mooca - Vila Jacuí’: fizeram um bloquinho de carnaval com fanfarra pelas ruas do bairro no dia 21/02.
- CCA ‘Nosso Lar’: fizeram um baile de carnaval com as crianças atendidas no dia 17/02, durante a tarde.
- CCA ‘CEC São Francisco de Assis’: entre os dias 20 e 24 de fevereiro, estão desenvolvendo atividades relacionadas ao carnaval. Rodas de conversa sobre a história da festa, confecção e desfile de máscaras, festa dos aniversariantes do mês e baile de carnaval com apresentação de marchinhas.

SAS - Sapopemba
- CCA ‘Colmeia’: durante todo o mês de fevereiro, farão atividades dentro do tema de carnaval, as chamadas ‘Gincanas de amizade’. O objetivo é fortalecer os vínculos entre as crianças com brincadeiras, competições, confecção de máscaras de carnaval, músicas e danças carnavalescas.

SAS - Aricanduva - Formosa
- CCA ‘Carrãozinho’: fizeram o bloquinho de carnaval de nome ‘Folia Ambiental’ nas ruas do bairro, realizando ensaios entre os dias 14/02 e 17/02. Promoveram uma oficina de confecção de máscaras carnavalescas entre os dias 13/02 e 22/02. Por fim, farão a festa de aniversariantes do mês dentro do tema de carnaval no dia 24/02.

SAS - Itaquera
- CCA ‘São João’: farão a tradicional festa dos aniversariantes do mês no tema de carnaval, explorando toda a construção produzida durante o mês com os atendidos.
- CCA ‘Dom Bosco’: entre os dias 13/02 e 17/02, as crianças participaram de rodas de conversas sobre tema carnavalesco, além de oficinas de confecção de máscaras e abadás para decoração do espaço. Para encerramento, no dia 17/02, houve uma festa comemorativa.
- CCA ‘Novo Lar Betânia’: farão a festa de aniversariantes do mês na temática de carnaval, no dia 24/02.

SAS - Guaianases
- A SAS promoveu um evento de carnaval no dia 10/02, dentro do tema da Campanha “Proteja o Futuro”, buscando combater ao abuso, exploração sexual e trabalho infantil. Foram realizadas apresentações artísticas e atividades desenvolvidas pelos serviços socioassistenciais de Guaianases com participação de trabalhadores e atendidos.
→ Estiveram presentes o Núcleo de Convivência para Idosos (NCI) ‘Samaritano’, CCA ‘Vila Iolanda’, CCA ‘Jardim Lourdes’, CCA ‘Princesa Isabel’, Núcleo de Apoio à Inclusão Social Para Pessoas com Deficiência (NAISPD) ‘Guaianases’, Centro Dia ‘Guaianases’, CCA ‘Vila Cruzeiro’, CCA ‘Vila Marilena’, NAISPD ‘Lajeado’, CCA ‘Adão Manoel’, Medida Socioeducativo em Meio Aberto (MSE - MA) ‘Lajeado’ e NCI ‘Vovó Cecília’.

SAS - Itaim Paulista
- CCA ‘Parque Santa Rita’: fizeram uma passeata de carnaval com as crianças e adolescentes atendidos nas ruas do bairro, no dia 16/02.
- CCA ‘Milenium’: realizaram uma festa de carnaval no dia 18/02.
- CCA ‘Xico Esvael’: promoveram o bloco de carnaval ‘Diversão no carnaval sem Exploração Sexual’ nas ruas do bairro da unidade durante manhã e tarde do dia 16/02.
- CCA ’Alpes’: no dia 16/02, no período da manhã, as crianças participaram de uma passeata nas ruas do bairro, utilizando máscaras e abadás, enquanto carregavam cartazes no tema da conscientização do trabalho, exploração e abuso sexual infantil.

Zona Norte
SAS - Santana
- Centro de Acolhida Especial (CAE) para Mulheres Transexuais ‘Casa Florescer II’: fizeram a decoração do equipamento no tema de carnaval entre os dias 13/02 e 17/02. Realizaram uma festa para celebração da data no dia 22/02.

SAS - Freguesia do Ó
- Centro de Convivência Intergeracional (CCinter) ‘Guarani’: promoveram um bloquinho de carnaval nas ruas do bairro no dia 17/02.
- CCA ‘CEAS Santa Terezinha’: entre os dias 13/02 e 17/02, as crianças participaram de rodas de conversas sobre a história do carnaval, de oficinas de confecção de máscaras e bonecos. Além disso, no dia 17/02, os atendidos participaram de uma festa temática.

Zona Sul
SAS - Parelheiros
- CCinter ‘Emburra’: nos dias 7, 8 e 10 de fevereiro, foram realizadas oficinas de confecção de máscaras carnavalescas. Em todas as segundas-feiras do mês, até o dia 28, os atendidos participam de uma oficina de bateria de percussão. No dia 28/02, às 14 horas, farão um cortejo pelas ruas do bairro, desfilando enquanto tocam e cantam marchinhas de carnaval.
- CCA ‘Serra do Mar’: durante todo o mês, as crianças decoram o espaço no tema de carnaval. Farão também, ao final do mês, uma festa temática de carnaval.
- CCA ‘Arco Íris III’: no dia 17/02, fizeram uma apresentação de teatro para contar a comemoração em diferentes locais, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
- CCA ‘Fontes’: no dia 13/02, promoveram uma roda de conversa para explicar a origem da festa. No dia 14/02, as crianças participaram de uma oficina de produção de marchinhas de carnaval. No dia 15/02, foi realizada uma oficina de máscaras carnavalescas. Já no dia 16/02, os atendidos participaram de um desfile de carnaval pelas ruas do bairro, no qual eles utilizaram as marchinhas e máscaras produzidas nas oficinas. Para finalizar, no dia 17/02, aconteceu uma festa à fantasia temática.

SAS - M’Boi Mirim
- CCA ‘Nossa Senhora de Fátima’: no dia 28/02, farão uma festa à fantasia temática de carnaval, com participação de integrantes do Bloco do Hercu.
- CCA ‘Boa Sorte’: fizeram um bloquinho de carnaval, passeando pelas ruas do bairro, no dia 17/02.
- CCA ‘Padre Jaime’: no dia 13/02, os atendidos confeccionaram máscaras carnavalescas, que utilizarão no baile de carnaval que acontecerá no dia 28/02, para comemorar os aniversariantes do mês.
- CCA ‘São Joaquim’: trabalharão com as crianças a temática dos efeitos nocivos do trabalho infantil, da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, fizeram rodas de conversa sobre a temática, e confeccionaram cartões informativos para conscientização. Nos dias 9, 10, 13 e 14 de fevereiro, participaram de oficinas de artes para produção de cartazes e abadás. Já no dia 24 de fevereiro, será realizado o baile ‘FOLIA CONSCIENTE - CCA”, que se inicia com uma passeata no bairro com os cartazes e entrega de cartão informativo.
- CCA ‘Riviera’: fizeram um bloco de carnaval em parceria com alguns serviços da região, no dia 17/02.

Zona Oeste
SAS - Lapa
- CCA ‘Aprocima’: entre os dias 13 e 17 de fevereiro, as crianças participaram de rodas de conversas sobre o carnaval, oficinas de confecção de máscaras e cartazes. Já na última semana do mês, farão um baile de carnaval para os atendidos.
- CCA ‘Rogacionista’: entre os dias 02 e 07 de fevereiro, as crianças participaram de diversas rodas de conversas abordando temas carnavalescos. Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, participaram de oficinas de confecção de cartazes e máscaras. Já no dia 13/02, puderam criar marchinhas de carnaval.

SAS - Butantã
- CCA ‘Instituto Ana Rosa’: no dia 16/02, as crianças e adolescentes do serviço participaram de um baile de carnaval.
- SASF ‘Raposo Tavares’: entre os dias 8 e 10 de fevereiro, realizaram um ‘workshop’ abordando os temas que envolvem o carnaval. Já no dia 16/02, fizeram um bloquinho de carnaval nas ruas do bairro, conjuntamente com os CCA’s, NCI’s e Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) do bairro.

SAS - Pinheiros
- SASF ‘Liga Solidária’: no dia 16/02, promoveram um Cortejo de carnaval, passando pelas ruas do bairro Jardim Educandário junto com CCA’s, NCI, CEDESP e Programa Cultura da região.
Centro
SAS- Sé
- CCA ‘Cor’: promoveram um bloquinho de carnaval para os atendidos no dia 17/02.
- CCA ‘Esperança’: no dia 13/02, os atendidos participaram de oficina de confecção de enfeites de carnaval. No dia 14/02, fizeram uma roda de conversa sobre o carnaval, além de uma palestra sobre proteção sexual de crianças e adolescentes. No dia 15/02, os pequenos fizeram pinturas dentro da temática. E para finalizar, no dia 17/02, participaram do ensaio aberto do ‘Bloco Esperança da Coreia’.

Na foto, onze pessoas sorriem para a foto e três delas seguram cartazes em azul, rosa e amarelo. A maioria deles usam roupas coloridas em “tie-dye” e apenas o rapaz da direita usa uma camiseta amarela.

Grito de Carnaval 2023
O Grito de Carnaval é uma ação organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CMESCA).
Desde 2005, a SMADS utiliza a estratégia do bloco carnavalesco, formado por crianças e adolescentes atendidas na rede socioassistencial, com o objetivo de mobilizar a sociedade civil acerca dos direitos das crianças e adolescentes, visando a erradicação da exploração sexual e o trabalho infantil.
Confira abaixo alguns dos serviços que estiveram presentes no evento, realizado no dia 16/02:

Zona Leste
- CCinter ‘Educador Paulo Freire’; CCA ‘Millenium Itaim’; CCA ‘Espaço Amigo’; CCA Padre Moreira’; CCA ‘São Patrício’; CCA ‘Pascoal Bianco’; CCA ‘Zumbi dos Palmares; CCA ‘AMAP’; CCA José de Anchieta’; CCA ‘Santo Estevão’; CRAS ‘Sapopemba’; CCA ‘Aricanduva AMAP’; e CCA ‘Dom Bosco’.
Zona Norte
- CREAS ‘Vila Maria’ e CCA ‘Vila Coure’
Zona Sul
- CCA ‘Aglaezinha’; CCA ‘Riviera’; CCA ‘São Joaquim’; CCA ‘Santa Edwiges’; CCA ‘Lar São Tiago’; MSE-MA ‘Cruz de Malta’; CREAS ‘Capela do Socorro’; e CCA ‘Nossa Senhora de Fátima’.
Zona Oeste
- CCA ‘Jaguaré’; CCA ‘Aprocima’; e CCA ‘Rogacionista’.
Centro
- CCA ‘Bela Vista’; CCA ‘Irmã Derly Fabres’; CCA ‘COR’; CCA ‘Paulo VI’; e CEDESP ‘IDB/CCA Provim’.

Campanha “Proteja o Futuro”
A SMADS, no ano de 2023, durante esse período de festas, aproveita para falar também sobre temas importantes. A campanha “Proteja o Futuro” está sendo promovida em parceria com todos os órgãos participantes da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CMESCA).
Com início no dia 10 de fevereiro, a campanha tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre os efeitos nocivos do trabalho infantil e da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, visando enfatizar a importância do combate a estas problemáticas.


Para mais informações da campanha, clique aqui

 

Crianças posam para a foto com roupas carnavalescas. Todas estão com camisetas azuis e usam chapéus coloridos com laços