Dia da Mulher: Serviços para idosos da rede socioassistencial promovem oficinas em homenagem às acolhidas

Durante o mês de março, atividades como palestras, bailes e rodas de conversas servirão de homenagens às atendidas

Texto: Giulia Rodrigues

Fotos: Acervo

Neste mês, os serviços da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) que atendem idosos se programaram para reverenciar as mulheres e fortalecer o significado da data. Há 46 anos, o dia 8 foi marcado com objetivo de celebrar a luta pelos direitos igualitários entre homens e mulheres e reforçar a importância do combate contra a violência física, moral e sexual.

Na zona leste, o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) 'Nosso Lar', localizado na região da Mooca, fará na manhã desta quarta-feira (08) uma aula especial de yoga para as atendidas. Antes do almoço, o serviço exibirá o filme 'Estrela do Tempo', que narra a história de uma equipe de mulheres cientistas afro-americanas que foram o cérebro por trás de uma das maiores operações da NASA. Durante a tarde, acontecerá uma roda de conversas sobre o empoderamento feminino da mulher idosa.

Uma das atendidas do serviço, Maria de Lurdes Correia, 74, expressou a importância do Dia da Mulher. "Essa data é muito especial. Ela foi criada para homenagear, proteger e, principalmente, incentivar as mulheres a não serem rebaixadas. Quando fui casada, me sentia agredida moralmente pelo meu ex-marido, mas tive a minha independência financeira e, depois de 40 anos de casada, eu me separei. Na minha época, a mulher divorciada sempre foi mal vista, mas não me arrependo das minhas atitudes porque estava insatisfeita e hoje me sinto mais forte", conta.

Na foto, Maria de Lurdes veste uma blusa em estampa de onça com detalhes verdes, uma calça jeans e tênis azul. Ela usa óculos escuro e uma bolsa preta. Atrás dela, um barco marrom e vermelho, e ao fundo um espaço arborizado com um lago

Na região central, o Centro de Referência do Idoso (CRECI) 'Anhangabaú', fará na sexta-feira (10), durante a manhã, uma palestra orientativa sobre saúde da mulher e, durante a tarde, um sarau. Zuleika Carvalho, 78, atendida do serviço, expressou sua satisfação pela existência da data comemorativa que, para ela, traz à memória as mulheres que, no passado, fizeram com que muitos direitos femininos fossem iguais aos masculinos. "O conselho que dou para as mulheres mais jovens é que jamais dependam financeiramente e emocionalmente de outras pessoas. Não coloquem a felicidade nas mãos de terceiros e sejam fortes por si”, recomenda.

O Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) ‘Gaia’, localizado na região de Santo Amaro, zona sul, reservará toda a quarta-feira (08) para promover um baile em homenagem ás atendidas, além de uma feira de empreendedorismo do idoso aberta ao público. Em Parelheiros, o NCI ‘O Semeador’ fará uma palestra em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) ‘Jardim Santa Fé’ sobre saúde da mulher. No decorrer do mês, acontecerão rodas de conversas sobre empoderamento feminino ao longo dos anos e, no dia 30 (quinta-feira), acontecerá o Baile da Mulher.

Já na zona norte, os NCIs ‘Santo Expedito' e 'Santa Vicenza' programaram para a data um dia de cuidados especiais para as atendidas com esmaltação, massagem, bingos e um baile especial. As atividades acontecerão no período da manhã, das 9 às 11h.
Por fim, na zona oeste, o NCI 'Movimento Pró-idoso', localizado na região da Lapa, fará na sexta-feira (17) uma roda de conversas que tem como objetivo trazer a reflexão sobre o que é ser uma mulher idosa. A atividade será mediada pela psicóloga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Após a conversa, será servido café da manhã para as atendidas.

Na foto, a senhora sorri com uma das mãos no rosto. Ela veste blusa estampada em preto e laranja, e uma uma boina preta com detalhes em flores  auzis e rosas. No fundo uma cortina branca