Hotel Social para Idosos de Santana realiza oficina de conscientização sobre a hepatite

Evento ocorreu em função do mês de julho, em que ocorre a campanha 'Julho Amarelo', contra hepatites virais

 

Texto: Arthur Silvestre

Fotos: Acervo

Na imagem, um agente do 'Consultório na rua', ministra a oficina em uma sala com mesas e cadeiras. Podemos ver na imagem, três senhores assistindo a oficina sentados nessas mesas. A sala possui janelas pretas e paredes amarelas.

No dia 11 de julho (terça-feira), o Hotel Social para Idosos ‘Santana’, na zona norte de São Paulo, organizou com seus atendidos uma oficina de conscientização sobre as hepatites virais em razão do mês de julho, período da campanha 'Julho Amarelo'. A oficina surgiu de uma parceria entre o serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o programa ‘Consultório na Rua’, do Ministério da Saúde, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na capital, que visa a atenção primária da saúde da população de rua.

A oficina contou com 11 idosos atendidos pelo hotel e tratou sobre as três variantes de hepatites virais mais comuns, as hepatites A, B e C. Também foram abordadas as formas de contração das doenças e como preveni-las, já que cada variante da doença tem suas especificidades. O gerente do local, Diego Francisco da Silva, falou sobre a relevância do evento. “A importância da campanha é tanto reforçar os cuidados com as hepatites virais, como também incentivar a vacinação e ajudar a identificar o diagnóstico mais rápido, assim podendo tratar mais precocemente. As hepatites são doenças silenciosas, que agem com o tempo, e podem causar sérios problemas e até mesmo levar a óbito”, contou.

Na imagem, um grupo de idosos sentados em mesas e cadeiras, assistem a oficina. Um senhor na mesa da frente veste preto e usa óculos escuros, atrás dele um senhor de amarelo. Na mesa mais ao fundo, um senhor de máscara e boné, veste uma camisa azul e calças azuis. Ao lado dele, uma senhora veste uma camisa florida.

A campanha do ‘Julho Amarelo’ foi criada para prevenir e conscientizar a todos os brasileiros sobre os danos que as hepatites podem causar e está em vigor no Brasil desde o ano de 2019. A hepatite B possui vacinação e a C possui tratamento e possibilidade de cura.