Centro de Acolhida na zona sul promove bingo com prêmios para os atendidos

O serviço emergencial voltado para o público masculino tem capacidade para atender 70 pessoas durante a OBT

Atendidos durante bingo no serviço. Eles estão reunidos em mesas e cadeiras brancas, e seguram papéis com números. No espaço há bandeiras de festa junina, e as paredes são em tons brancos e marrons.
 

Texto: Giulia Rodrigues
Fotos: acervo
 

Hoje (21), o Centro de Acolhida para Homens Adultos (CA) 'I', localizado no Centro Esportivo 'Joerg Bruder', em Santo Amaro, na zona sul, desenvolveu com os atendidos um bingo beneficente. Cerca de 40 pessoas participaram da atividade. O equipamento se trata de um serviço emergencial, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) para reforçar as ações da Operação Baixas Temperaturas (OBT).

O bingo foi idealizado pela gerente do serviço, Patrícia Santos, juntamente aos educadores presentes no espaço. Cada rodada é composta por três vencedores, e a premiação é convertida em kits de higiene pessoal, roupas e alimentos para os atendidos. A proposta é levar, além da melhora na convivência, suporte e inclusão social.

Mesa de prendas para vencedores dos bingos. Em cima de um pano lilás há biscoitos, salgadinhos e chocolates como prêmios em comida. Já os prêmios de itens de higiene são pastas e escovas de dente, sabonetes e barbeadores.
 

"Durante a atividade, observei uma grande interação tanto dos atendidos entre si, quanto com a equipe. Atividades como essa promovem momentos de descontração e entretenimento em meio a uma situação tão difícil. Além disso, os prêmios ajudam a suprir as necessidades pessoais de cada um", contou a gerente.

O serviço acolhe diariamente, a partir das 18h, até o dia 30 de setembro, pessoas que estejam em situação de rua sempre que a temperatura ou sensação térmica estiverem abaixo dos 13°C. Durante os atendimentos são disponibilizados cobertores, roupas, banho, alimentação e um espaço para dormir.
 

Operação Baixas Temperaturas

Com início em 30 de abril e previsão de encerramento em 30 de setembro, a Prefeitura de São Paulo deu início à OBT, intensificando o acolhimento de pessoas em situação de rua durante o frio. As abordagens são feitas através do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) durante o dia e pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) durante a noite. Além disso, a população pode contribuir para o acolhimento discando 156 (ligação gratuita) e solicitando uma abordagem social.

 

Atendidos sorriem para a foto durante o bingo. Na mesa branca há papéis com números e alguns copos. No fundo há algumas camas com cobertores e travesseiros.