Explorando o Mundo: a importância do Brincar na infância

Descubra como o brincar estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional e a coordenação motora das crianças.

 Fotografia com crianças enfileiradas brincando de pular corda, com roupas coloridas. Muros com desenhos coloridos.

Texto: Bianca Lopes

Imagem: Acervo SMADS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)- "Brasilândia III" organizou um dia repleto de atividades para os atendidos do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) "Arte na Rua", em comemoração à "Semana Mundial do Brincar".

O evento aconteceu na manhã da quinta-feira (23) e teve a participação de 35 crianças que se divertiram com brincadeiras de passa bexiga, batatinha frita, pula corda, caiu perdeu e diversos jogos.

A Semana do Brincar tem como objetivo promover brincadeiras para todas as crianças, garantindo diversão e alegria. As atividades no CCA "Arte na Rua” foram elaboradas por estudantes de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

"Pensamos em criar uma proposta de atividades lúdicas aqui na praça, porque é em frente ao CRAS e tem bastante circulação de crianças e adolescentes. Nossas duas estagiárias de psicologia da PUC pensaram diversas brincadeiras que pudemos desenvolver com alguns poucos recursos. Usamos biribinhas, bambolês e jogos e conseguimos envolver e divertir as crianças do CCA e as que estavam no entorno”, relata Fabiana Gomes, gerente do serviço.