SASF “Chico Mendes” embarca na “Semana do Brincar”

Ações promovidas pelo serviço fortalecem vínculos entre os acolhidos e resgatam a infância.

Senhoras fazem esculturas em argila. Senhora em primeiro plano segura uma flor e um vaso feitos de argila

Texto: Suelyton Viana
Imagens: Marianne Seixas e Suelyton Viana


A “Semana do Brincar” levou integração e diversão através de oficinas e rodas de história ao Serviço de Assistência Social à Família (SASF) “Chico Mendes”. As atividades ocorreram em 27 de maio, no serviço que atende a região do Jardim São Savério, na zona sul e contaram com a participação de mais de vinte crianças e adultos.

A ação uniu gerações, com pequenos e crescidos em uma oficina de argila de criação livre pelos participantes, e na sequência em torno de uma roda de contação de história interativa, com direito a teatro e atuações de pais e filhos.

As ações foram pensadas pelo SASF, como maneira de oportunizar às famílias atendidas pelo equipamento, a chance de apresentar brincadeiras para adultos que não tiveram acesso na infância, ao mesmo tempo que incluiu as crianças e adolescentes dessas famílias.

Famílias atendidas pelo SASF posam para foto

Segundo Fernanda Mithiel, pedagoga que atua no espaço, o momento da oficina de argila proporcionou aos conviventes, a oportunidade de darem asas à imaginação e criarem itens de acordo com a própria criatividade. “Tanto para os adultos quanto para as crianças essas oficinas estimulam a criatividade, mas também estimulam a coordenação psicomotora, concentração e a atenção. Também é um trabalho que exercita o trabalho em equipe, porque eles vão sentando próximos, sugerindo para o outro algo para fazer, cada um vai acrescentando algum aprendizado no trabalho do outro e isso resulta em algo importante, uma rede de apoio”, conclui a técnica.